Do caos à clareza: Como transformar dados em informação conclusiva?

Por Infocar Tecnologia • 9 de março de 2023

É preciso transformar dados em informação para que eles tenham valor. Por isso, há a necessidade de fazer a coleta, organização e análise. Essas etapas aumentam a precisão das decisões baseando-se em análises que têm o foco de melhorar a experiência do cliente. Além disso, é possível identificar as dificuldades, otimizar processos e criar novos produtos ou ofertas a partir do entendimento do perfil e das necessidades.

Neste artigo, entenda como utilizar as tecnologias, os sistemas e as soluções digitais para simplificar o processo. Transforme dados em informações conclusivas e tome decisões com mais clareza a favor do seu negócio.

Como diferenciar dados, informação e conhecimento?

Antes de entender como transformar um dado em informação, é importante diferenciar esses conceitos. “Dado” e “informação” são termos similares, muitas vezes confundidos. Por isso, é comum empregá-los, na maioria das operações, de maneira equivocada ou como sinônimos. Com isso, há a sensação de que dados nunca se transformam em geração de valor ou respostas. 

O dado é uma informação bruta! Ou seja, sozinho, não tem valor de uso. Já a informação é o resultado do processamento dos dados, que ganham sentido e valor quando analisados corretamente.  

Em síntese, dados manipulados geram respostas. Dessa forma, é necessário desenvolver análises, selecionar as principais informações, fazer cruzamentos e correlações. Além disso, é preciso interpretar e entender os apontamentos para transformá-los em decisões. Assim, com a junção de todas essas ações obtém-se respostas, estratégias e tomadas de decisões para o negócio, obtendo o conhecimento necessário para a gestão. 

A geração de informações precisas ocorre com o enriquecimento dos dados coletados pela empresa por meio de bases externas. A Infocar trabalha com enriquecimento de base de dados e auxilia operações a manter informações atualizadas e categorizadas. Também gera análises com respostas que ajudam a melhorar a tomada de decisão. 

Diferença entre dados: registros observados;Informações: processamento dos dados
Conhecimento: processamento das informações.

                                                                         Diferença entre dados, informações e conhecimento

Cultura Data Driven: Transforme os dados em informação

De acordo com a pesquisa realizada pela TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, somente 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios.

A implementação da cultura data driven é necessária para mudar esse cenário. Esta cultura baseia-se no uso de dados para embasar as tomadas de decisão, para isso é preciso transformar os dados em informação. Nota-se que não é uma ferramenta, mas sim uma metodologia com o objetivo de fazer as decisões da empresa serem baseadas na coleta e análise de dados.

A cultura data driven promove uma maior vantagem competitiva e capacidade de aproveitamento de oportunidades, além de antecipação de tendências e problemas.  

Por isso, é essencial compartilhar a responsabilidade entre todos os colaboradores da empresa. Não é dever apenas de uma área do negócio ou da diretoria, todos devem conhecer, entender a importância e deixar de lado a cultura da experiência que muitos gestores e profissionais ainda utilizam.  

Como transformar os dados da sua empresa em informações conclusivas? 

A qualidade dos dados é mais importante que o volume. Assim, é preciso estabelecer critérios que determinem quais são os dados importantes e aprimorar o nível de precisão e confiabilidade dos dados coletados. Dessa maneira, o processo de transformar os dados em informações fica mais claro. Também é necessário planejar, validar todas as fontes, garantir a veracidade e seguir as regras determinadas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e utilizar ferramentas que auxiliam sua empresa a combinar, cruzar e interpretar os dados e gerar analises de maneira mais rápida e eficiente é um diferencial. 

Para isso, deve-se utilizar, por exemplo, APIs que podem ser integradas a qualquer sistema operacional e enriquecem a qualidade dos dados coletados e geram novas informações a partir de um único dado coletado. Desse modo, é possível auxiliar sua operação a garantir a segurança das informações.

Pode-se exemplificar esse processo com uma consulta feita apenas com a placa e dados do veículo. O resultado é o valor de comercialização de acordo com a Tabela FIPE, dados técnicos, passagem por leilão e score de danos, gravame e todas as informações para análise dos veículos são preenchidas automaticamente. Desse modo, o dado bruto é utilizado como informação para análise. 

Pense, então, em todas as ferramentas que sua empresa utiliza e quais dados são úteis para análises, conecte CRM, social media, ERP e qualquer ferramenta que colete informações da jornada do cliente. Afinal, essas ferramentas tecnológicas auxiliam e facilitam no dia a dia a coleta, armazenamento e cruzamento dos dados para gerar relatórios e fornecer insights.  

A escolha da solução deve atender as áreas envolvidas no processo, alcançando as principais necessidades, facilitando e diminuindo o tempo do time para transformar dados em informações. 

Como a Infocar pode te ajudar nesse processo?

É possível perceber que utilizar tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial, ferramentas preparadas para gerar análises de grande volumes de dados, além de ferramentas para desenvolvimento de relatórios, utilizando data visualization para representação de dados por meio de atributos visuais de fácil compreensão, como gráficos, esquemas, mapas, peças interativas e mais, é essencial. 

Sua empresa já está preparada para transformar dados em informações conclusivas?

Fale com a Infocar, nosso time de business intelligence possui soluções que facilitam o entendimento e leitura das informações. Também fazemos o tratamento, higienização e enriquecimento de dados veiculares da sua empresa. Agilize sua operação e garanta maior segurança nas análises, tome decisões baseada em dados!