Como fazer vistoria do veículo de maneira 100% digital?

Por Infocar Tecnologia • 9 de janeiro de 2024 

A dúvida de como fazer a vistoria do veículo sem se deslocar tem sido cada vez mais recorrente pelo crescimento das tecnologias. A vistoria é um procedimento padrão ao comprar um carro novo, para garantir a transferência ou ainda para avaliá-lo na troca ou aceitação de usado. Desse modo, é possível garantir que o carro ou moto, por exemplo, possam circular sem oferecer riscos.

Geralmente, a vistoria é presencial. Para isso é necessário levar o carro até um posto de avaliação e, assim, um vistoriador profissional faz uma revisão detalhada do automóvel. Porém, nos últimos anos, muitas empresas modernizaram os seus processos implantando a vistoria veicular digital, trazendo mais agilidade para essa etapa.

Neste artigo, entenda mais sobre a vistoria automotiva à distância e totalmente digital. Além disso, conheça o Infovist, um webapp de vistoria digital da Infocar, que traz facilidade à sua empresa e aos seus clientes.

Como fazer a vistoria do veículo de maneira descomplicada?

Existem quatro situações na qual a vistoria de um veículo é obrigatória, de acordo com o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo elas: transferência de proprietário, mudança de município do proprietário, mudança de características técnicas do veículo ou se houver mudança na categoria.

O Infovist nasceu da necessidade de gerar mais rapidez e confiança aos processos de vistoria, utilizando tecnologia e inovação. Nossa plataforma permite praticidade, tudo é 100% digital e sem necessidade de gastos com vistoriador, agendamento e todas as demais burocracias.

Ao contratar o Infovist, sua empresa acessa o sistema web para gerar uma solicitação de vistoria, que pode ser totalmente personalizada de acordo com os seus objetivos. Para gerar um relatório totalmente pronto para a sua empresa conseguir decidir os detalhes da negociação, utilizamos a inteligência artificial para detecção de dados e temos, ainda, uma mesa de análise com especialistas para aprimorar a avaliação.

Não precisa se preocupar, por ser digital, o Infovist atende todo o Brasil. Basta que o cliente tenha celular e acesso à internet, nosso WebApp está disponível para todos os aparelhos, qualquer modelo e sistema operacional.

Entenda o procedimento

Para entender exatamente como funciona o Infovist, fizemos um passo a passo detalhado de cada etapa, desde o momento de gerar o pedido de vistoria até receber o relatório do cliente:

  1. Faça a solicitação da vistoria veicular digital em nosso sistema. Em seguida, selecione os itens que façam sentido para o seu negócio. Depois, envie para o seu cliente.
  2. Seu cliente receberá via SMS um link único direcionando para o nosso WebApp, que não precisa de download, ou seja, pode ser acessado apenas abrindo apenas no navegador do celular. Ao abrir o WebApp, o cliente receberá todos os direcionamentos que foram escolhidos pela sua empresa, com os ângulos e locais específicos do carro.
  3. Após o cliente enviar as fotos, o Infovist reconhece e identifica as fotos para localizar e sintetizar as informações em base de dados oficiais de veículos.
  4. Com as informações coletadas, entregamos um relatório mostrando todas informações sobre o veículo: fraudes, desvalorização em razão do histórico veicular, débitos, multas, características técnicas, entre outros dados.

Conheça mais sobre a nossa tecnologia. 

Quais são os benefícios da vistoria digital?

A possibilidade de realizar a vistoria digital do veículo já é um excelente benefício por si só, mas ainda existem outras vantagens relevantes. O Infovist é também pensado para gerar segurança e agilidade à sua empresa e aos seus clientes durante toda a jornada.

Conheça alguns dos principais benefícios:

  • Segurança: criptografamos e armazenamos nossos dados em servidores AWS.
  • Personalização: utilize a solução white label para personalizar totalmente a identidade do produto com base nas necessidades da sua marca.
  • Redução de custos: reduza os custos da sua operação, sem precisar disponibilizar local e vistoriador, e otimize o tempo da sua equipe.
  • Agilidade: o processo é claro e guiado por meio de tecnologia de reconhecimento de imagem. Ao contrário de uma vistoria veicular comum, que pode durar até 2h, com o Infovist é possível concluí-la em minutos.
  • Flexibilidade: evite confusões ou dependência de agenda de terceiros.
  • Transparência: acompanhe o processo e conheça o status da vistoria – enviada, iniciada ou finalizada –  por meio de nosso sistema web ou integrado diretamente ao seu software por meio de API.
  • Adaptações: desenvolvemos um aplicativo WebApp capaz de rodar em qualquer modelo de celular.

Ou seja, o Infovist se baseia em três pilares: inovação, praticidade e agilidade. Com o aplicativo, é possível digitalizar o processo de vistoria, acessar uma dashboard com todo o histórico veicular e tomar decisões mais precisas.

Comece a usar hoje mesmo o Infovist!

A Infocar busca trazer a melhor experiência e solução para a sua empresa, pensando em toda a jornada do cliente. Por esse motivo, nossos produtos são completos e até personalizáveis para a sua necessidade.

Esqueça a antiga maneira de realizar vistoria veicular. Nossos especialistas estão prontos para atender você e tirar todas as dúvidas sobre o Infovist, entenda mais sobre como fazer uma vistoria do veículo de forma 100% digital, entre em contato.

Posts relacionados