Consórcio de veículos: como combater os golpes?

Por Infocar Tecnologia • 8 de maio de 2023

Os golpes em consórcios de veículos são uma realidade preocupante no Brasil. De todas as fraudes sofridas em todo tipo de consórcio, 70% são realizadas em consórcios veiculares, de acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). Além disso, a maior parte das fraudes ocorre na fase da contemplação, pois este é o momento do sorteio ou lance do consorciado para adquirir o veículo.

Para combater as fraudes, as administradoras de consórcios têm investido em tecnologia e em medidas de segurança, como a criação de áreas específicas para análise de risco e intensificação da verificação de documentos e informações. No entanto, é importante que os administradores atuem de forma equilibrada, cumprindo a checagem necessária sem prejudicar a agilidade e eficiência na área de negócios. 

Leia também o nosso e-book sobre como utilizar dados para combater fraudes no mercado automotivo.

Como diminuir o risco de golpes em consórcio?

Um estudo da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) indicou que os golpes em consórcios de veículos podem ser reduzidas em até 60% com a adoção de medidas preventivas. Além disso, o uso de tecnologias como vistoria digital e análises de dados histórico pode aumentar a eficiência na detecção de fraudes, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. 

Existem, portanto, dois momentos que as administradoras de consórcio têm que ficar atenta em relação a fraude: adesão e contemplação. 

Evite golpes na adesão do consórcio

No momento da adesão algumas análises são essenciais para minimizar o risco de fraude, como: 

Verificação de documentos: é fundamental verificar a veracidade dos documentos apresentados como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda. É preciso, também, fazer a checagem em bases da receita federal e órgãos que possam validar as informações.  

Análise de crédito: é um procedimento padrão em empresas de consórcio. Ela tem como objetivo avaliar a capacidade financeira do consorciado para cumprir com as parcelas. É importante que essa análise seja feita de forma rigorosa, levando em conta fatores como históricos de crédito, renda e outros indicadores financeiros relevantes como score.  

Análise de comportamento: é possível analisar o comportamento do consorciado por meio de ferramentas de análise de dados e inteligência artificial. Desse modo, essas ferramentas podem identificar possíveis inconsistências ou irregularidades no histórico financeiro do consorciado. 

A inteligência artificial e a análise preditiva estão ajudando os consórcios de veículos a avaliar o perfil do fraudador, conhecer melhor o banco de dados da sua empresa e entender os perfis e comportamentos das últimas fraudes pode ajudar a criar um processo mais rigoroso quando perfis semelhantes forem identificados.  

Como evitar fraudes na contemplação

Por outro lado, existem diferentes tecnologias prontas para auxiliar e verificar o veículo de forma rápida e segura na contemplação. Uma delas é a vistoria digital que se tornou uma ferramenta importante para auxiliar as empresas de consórcios na avaliação dos veículos na hora da contemplação.  

A vistoria conta com tecnologia que auxilia a checagem e entrega um relatório completo. Nele, é apontando, inclusive, indício de fraude, passagem por leilão, inconsistência nas informações ou documentos, chassi ou placa. 

Quais tecnologias utilizar para proteger o seu consórcio de veículos?

Conheça algumas das tecnologias que fazem parte da vistoria digital e auxiliam o combate à fraude na contemplação dos consórcios de veículos: 

Biometria Facial: é capaz de fazer a identificação precisa de uma pessoa por meio do reconhecimento de características do rosto. Para isso, analisam-se detalhes como distância entre os olhos, formato do nariz e geometria da face. Dessa forma, é possível garantir a veracidade da identidade do consorciado na hora da contemplação. As empresas utilizam a biometria facial para combater fraudes ideológicas e garantir a veracidade da identidade do consorciado no momento da contemplação. Assim, evitam que fraudadores utilizem documentos falsos para receber o veículo. 

OCR: (Optical Character Recognition) ou reconhecimento óptico de caracteres é uma tecnologia que permite a leitura automática de caracteres de um documento, por exemplo placas de veículos, de forma automática e rápida. Isso ocorre sem a necessidade de digitar as informações manualmente. O processo torna-se mais eficiente e menos suscetível a erros humanos. Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para validar outros documentos relacionados ao veículo, como o número do chassi, a data de fabricação e o modelo. O OCR é capaz de fazer a leitura das informações presentes nos documentos, identificar possíveis inconsistências ou erros e comparar as informações com as bases de dados. 

Inteligência artificial: As empresas adotaram inteligência artificial para fazer análises mais complexas de dados e identificar padrões que podem indicar fraudes. É possível obter maior precisão em análises de grande volume de dados e identificação de padrões que indicam comportamentos suspeitos. Também se utiliza a inteligência artificial para monitorar perfis em redes sociais e outros canais de comunicação.

Como a Infocar está preparada para auxiliar os consórcios de veículos?

A Infocar atua ativamente junto a seus clientes do segmento de consórcio no combate à fraude, seja na adesão ou contemplação. 

Desenvolvemos estudos para análise de perfis no momento da adesão, através do banco de dados de nossos clientes. Assim, conseguimos identificar o padrão das fraudes e fraudadores. Para isso, é necessário estudar perfis, comportamentos, localização, tipo do bem e todas as informações disponíveis para criar padrões que alertem para novas possíveis fraudes. Com essa informação a administradora pode colocar em seu processo etapas mais rigorosas para avaliação de perfis similares.  

Já na contemplação nossa vistoria digital garante a análise completa do veículo, avaliação de documentos e identidade do consorciado. Conta, ainda, com um relatório completo com histórico do bem, precificação correta e automática de acordo com a tabela FIPE, débitos e restrições. Há, também uma análise completa e muito mais segura para evitar fraudes com veículos dublê, por exemplo! 

A Infocar utiliza as principais tecnologias para agir no combate à fraude. A vistoria conta com OCR para validação de documentos e placa, biometria facial para checagem de identidade e inteligência artificial para avaliação de grande volume de dados, análises preditivas e estudos para de perfis de fraudadores.  

Conte com a Infocar para ajudar sua administradora a combater fraudes e garanta uma rentabilidade financeira maior.  Fale com nossos especialistas! 

Posts relacionados