Entenda como avaliar um veículo antes da negociação

Por Infocar Tecnologia • 15 de agosto de 2023

Fazer uma pré-avaliação do veículo antes do início das negociações é uma maneira de garantir segurança e agilidade para a sua empresa. Esse processo evita prejuízos financeiros e fraudes veiculares. Entenda, neste artigo, como implementar essa etapa em seu negócio, com a agilidade e eficiência para precificação e análise.

Por que avaliar um veículo seminovo ou usado?

Caso a sua empresa aceite um veículo como troca, faça revendas ou, ainda, queira utilizá-lo como garantia, é necessário saber o real estado do bem, assim como o seu valor de mercado. Para isso, é preciso saber o histórico do automóvel e qual o preço atual. Com essas informações obtidas em uma pré-avaliação do veículo, a negociação dos usados e seminovos não trará prejuízos financeiros posteriormente, pois a sua empresa já saberá as condições para negociação.

Além disso, é possível verificar se a documentação está em dia e os débitos estão quitados, evitando, dessa maneira, a compra de um automóvel com restrições ou dívidas. Identifica-se, também, potenciais problemas que podem virar uma disputa de responsabilidade no futuro, como multas. Desse modo, sua empresa economiza tempo e recursos, uma vez que não será preciso passar por toda a negociação para, enfim, descobrir que o veículo não está nas condições desejadas ou, ainda, que há impedimento de comercialização.

Esse cenário beneficia, inclusive, o atendimento da empresa. Em concessionárias ou lojas de revenda, por exemplo, os vendedores terão uma base sólida para apoiar as suas negociações. Portanto, conseguirão explicar a situação do veículo com base em informações precisas. 

Como fazer uma avaliação de veículo completa e segura? 

Para fazer uma pré-avaliação do veículo, é fundamental consultar o histórico completo. A Infocar conta com essa solução! Com apenas a placa do veículo, sua empresa pode saber informações como:  

  • Dados cadastrais: utilizados para conferência, saber informações técnicas, por exemplo, possibilita conhecer as modificações feitas ao longo do tempo, o que afeta o valor do bem.  
  • Se há passagem por leilão ou remarketing automotivo: veículos que tenham passado por eventos de melhor lance, com ou sem edital, sofrem depreciação de 30%, portanto, ter essa informação evita prejuízo financeiro. A solução da Infocar apresenta, ainda, um score de danos, no qual é possível identificar se o veículo está entre aparentemente inteiro até se é uma sucata. 
  • Se há indício de sinistro: um veículo que foi sinistrado deve ser avaliado por poder ter sofrido um dano de pequena, média ou grande monta. E, ainda, pode ter sofrido perda total, ter sido recuperado e ainda ser comercializado.
  • Se há débitos ou restrições: é preciso saber o veículo possui débitos em aberto para ficar claro quem será o responsável e como eles serão quitados. Além disso, a depender da restrição, não é possível fazer a transferência ou venda legalmente.  
  • Se há chamado de recall em aberto: quando o recall não é atendido, o problema que gerou o chamado não é solucionado. Assim, o veículo representa um risco para o condutor e passageiros.
  • Histórico de consulta: informa quantas vezes o veículo foi consultado nos últimos 30 dias na base da Infocar. Esse dado indica se há movimentação comercial do bem.  

Como precificar um veículo corretamente?

Ao fazer a avaliação de um veículo, é necessário saber o quanto ele está valendo para uma boa negociação. Para isso, existe a Tabela FIPE que apresenta os preços médios de cada modelo no Brasil, considerando modelo, marca, ano para precificá-lo.

A busca, no entanto, pode resultar em múltiplos códigos, pois a codificação do chassi não segue um padrão entre todas as fabricantes. Além disso, algumas não fornecem elementos básicos, como o número de portas ou um tipo de identificação precisa do veículo. Dessa forma, não há como ter uma informação precisa em muitos casos.

Com base nesta dificuldade, a Infocar criou o Codificador FIPE que, atualmente, conta com uma precisão 1:1 em 80% dos veículos examinados, auxiliando o seu negócio na avaliação. Há, também, um banco de dados abrangente, integrado com diversas fontes que disponibilizam informações de acordo com o modelo do automóvel. É possível acessá-lo por meio da integração via API ou em nossa plataforma.

Negocie com segurança e rapidez com a Infocar!

Agilize o processo de avaliação de veículos e tome decisões mais seguras e assertivas com as soluções da Infocar! A consulta apresenta mais de 15 itens incluindo Leilão, Remarketing, Débitos e Restrições, Gravame, Roubo e Furto, Renajut, entre outros. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais. 

 

 

Posts relacionados