Chassi remarcado: entenda o que é e quais os riscos

Por Infocar Tecnologia • 27 de fevereiro de 2024

Existem diversas características que fazem parte do veículo, uma delas é o número do chassi. Ele funciona como um RG para o carro. Por isso, quando ocorrer uma situação na qual o número fica ilegível, é preciso seguir o processo para remarcar o chassi. No entanto, muitos golpistas usam o chassi remarcado para aplicar golpes. Neste artigo, iremos apresentar como identificar essa fraude e quais as suas consequências.

O que é o número do chassi?

17 caracteres, alternados entre letras e números que não se repetem, compõem o número de chassi. A sequência denominada como Número de Identificação do Veículo (VIN), e indica informações como o fabricante, país de origem, região geográfica, ano, modelo, entre outras. O padrão atual está valendo desde a década de 80, quando ocorreu a criação das resolução 4030 da ISO e a Norma NBR 6066.

O que é um decodificador de chassi?

Para obter as informações contidas nos 17 números e letras do chassi, é preciso fazer a decodificação para compreender quais são os dados do veículo. Desse modo, é possível checar se a numeração corresponde com a da documentação original, verificar se ocorreram modificações, como a troca dos componentes originais, além de saber se há indícios de fraudes e dados técnicos do veículo.

Quando um chassi deve ser remarcado? 

O número de chassi, por sua importância, deve estar bem legível. Por isso, se acontece algum acidente que danifique o código ou se for danificado pela ferrugem a remarcação é necessária. Além disso, em casos de recuperação de veículos após roubo ou furto também pode ser preciso remarcar o chassi, pois é comum que o código tenha sido raspado. Para fazer o processo corretamente é necessário ir até um Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Golpes do chassi remarcado: como acontece?

O golpe do chassi remarcado é uma prática ilegal e fraudulenta que ocorre frequentemente com veículos usados ou seminovos. Os golpistas adulteram o número de identificação do chassi de um veículo através de medidas como raspagem, polimento e aplicação de acabamentos falsos.

A fraude do chassi tem como objetivo esconder a sua origem, como histórico de roubo, danos graves ou passagem por leilão. Os golpistas geralmente conseguem um veículo roubado ou danificado e substituem seu chassi original por outro, geralmente de um veículo similar que não esteja associado a atividades criminosas. Em seguida, eles remarcam o número de identificação do chassi para que corresponda aos documentos do veículo.

Adquirir um veículo com o chassi adulterado resulta em uma série de complicações. O comprador se encontra em posse de um veículo com questões legais pendentes, o que pode acarretar em problemas jurídicos. Além disso, há o risco de perder o investimento feito, uma vez que a apreensão do veículo adulterado pode ser necessária.

Conheça outras fraudes do mercado automotivo e como combatê-las.

Como saber se um veículo teve o chassi remarcado com dados?

Existem diferentes maneiras de descobrir se um chassi foi remarcado. A informação está presente no campo observação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, através da sigla REM. Essa sigla significa que o veículo teve mudanças nas características originais. Nesse contexto, conhecer o histórico é garantirá segurança para, pois com informações é possível identificar mudanças e discrepâncias de características e informações técnicas, como cor, marca e ano de fabricação, entre outras.

Deve-se considerar, também, que os golpistas podem utilizar documentos falso, tanto para si quanto para o carro, por isso é preciso verificar se há sinais de rasura, erros de digitação ou outras adulterações

Além disso, uma análise detalhada pode revelar se há registros de roubo, furto ou passagens em leilões. Esses dados detectam possíveis irregularidades e garantir a transparência na compra ou venda de um veículo.

Saiba mais sobre a consulta do histórico do veículo.

Como saber se um veículo teve o chassi remarcado com vistoria?

Para além da verificação da documentação, também é possível fazer uma análise detalhada do veículo através da vistoria veicular digital. Com o Infovist, por exemplo, a vistoria pode ser realizada em até 6 minutos. Para isso, será mandado um link que permitirá que o vistoriador tire as fotos pedidas e, com auxílio da Inteligência Artificial, identificamos os problemas do veículo.

Contanto com a mesa de análise, composta por um grupo de técnicos em vistoria de veículos que analisa foto a foto, você garantirá mais segurança. Os peritos respondem um questionário de, pelo menos, sete itens por foto em nossa plataforma. No fim, entregamos um relatório detalhado sobre todas as observações encontradas. Dentre essas observações, os peritos poderão analisar se as marcações do chassi apresentam algum indício de fraude.

Conte com a Infocar e suas soluções para não cair mais em golpes! Entre em contato conosco e saiba mais.