Como evitar prejuízos com a consulta do histórico do veículo?

Por Infocar Tecnologia • 12 de janeiro de 2024

Em qualquer negociação, como troca, compra ou venda de veículos, é necessário fazer a consulta do histórico para saber informações essenciais que ajudam a sua empresa a tomar decisões que irão evitar prejuízos financeiros, além de contribuir para não perder tempo no caso de carros e motos, por exemplo, que não fazem sentido com o seu negócio.  

Neste artigo, descubra como fazer a consulta do histórico veicular e saiba mais sobre os benefícios.  

Qual a importância da consulta veicular? 

Imagine o seguinte cenário: a sua empresa está negociando com um cliente que pretende trocar o carro atual, mas quer entregá-lo para abater parte do valor de um novo. A negociação ocorre de maneira tranquila, mas no momento de fazer a transferência descobre-se um impedimento legal, pois o veículo ter um alerta judicial. Nessa situação, a sua equipe gastou tempo e ainda teve uma venda frustrada.  

Para conhecer realmente o estado e o valor do veículo, é preciso conhecer o passado. Ou seja, para evitar um acontecimento como o citado acima é preciso fazer a pesquisa do histórico do veículo no início da negociação. Além de aumentar a produtividade e alinhar as expectativas de compra e venda, essa é uma etapa importante para evitar fraudes e golpes.  

O que a sua empresa saberá com o histórico do veículo?  

Fazer uma boa avaliação do veículo é o melhor meio de evitar prejuízos, principalmente financeiros, para a sua empresa, porque essa etapa permite saber informações como:  

Restrição judicial: Um veículo com alerta judicial (Renajud) não pode ser transferido para terceiros. Ou seja, caso a sua empresa não tenha essa informação e adquira o carro, a justiça poderá pedir a devolução a qualquer momento. 

Débitos estaduais: É preciso quitar todos os débitos estaduais do veículo, como multas, ou, pelo menos, decidir e informar quem será o responsável por quitá-los para não ter problemas legais em algum momento.  

Recall: Descubra se o veículo tem histórico de recall não atendido e quais são os itens que precisam ser trocados para garantir segurança tanto para a sua empresa quanto para o próximo comprador.  

Gravame: Saiba se o veículo está alienado por uma instituição financeira, por exemplo. Essa informação é essencial porque, se tiver, a transferência não é permitida.  

Passagem por leilão veicular:  Um veículo com passagem por leilão tem depreciação de até 30% em relação à Tabela FIPE. Consulte essa informação para precificar corretamente.  

É possível fazer consulta do histórico apenas pela placa?  

Sim! Faça a consulta do histórico veicular digitando apenas a placa ou o chassi do veículo e acesse o relatório completo. 

Conheça agora o histórico completo do veículo! 

Para saber mais sobre a consulta do histórico do carro, não deixe de entrar em contato com os nossos especialistas. Temos uma equipe preparada para ajudar a sua empresa a fazer negociações.

Se você deseja fazer uma consulta pontual ou é uma pessoa física, temos a consulta ideal também! Acesse Inforisco e saiba mais.