Enriquecimento de dados: entenda o que é e como funciona

Por Infocar Tecnologia • 9 de junho de 2022

A busca por soluções que auxiliam no crescimento escalável e ao mesmo tempo sustentável parece ser um dos maiores desafios das empresas atualmente. A tecnologia permite que ter uma boa base de dados auxilie nos processos, gerando bons insights. No entanto, para ter sucesso é necessário que as informações sejam corretas e bem organizadas e, por isso, o enriquecimento de dados é uma etapa essencial.

O enriquecimento de dados é uma prática cada vez mais comum em empresas que buscam ter sucesso em suas operações, tendo não apenas uma base organizada e bem categorizada, mas também constantemente atualizada, possibilitando novas oportunidades.

Como funciona o enriquecimento de dados?

O investimento em tratamento de dados tem se tornado essencial em empresas que lidam diariamente com um grande volume de informações. Dessa forma, a adoção de tecnologias como big data e machine learning aumenta a necessidade de atualização, organização e higienização dos dados para obter sucesso nas análises.

Chamamos de enriquecimento de dados a implementação de informações que adicionam mais insumos sobre o contato e possam enriquecer estratégias de vendas e marketing para gerar boas oportunidades. Além de informações básicas de contato, como número de telefone e e-mail, podemos acrescentar:

  • Redes sociais, preferências, perfil de consumo.
  • Dados de localização, escolaridade, corporativos e financeiros.
  • Afinidade com o serviço vendido, interação com o produto.

A inteligência de dados é essencial para garantir a eficiência na operação, já que dá apoio a estratégias desde a captação do contato ao pós-venda.

Benefícios de inserir em sua empresa

O enriquecimento de dados é a melhor maneira de garantir que a sua empresa não tenha uma base gigantesca sem informações relevantes. Para isso é essencial ter uma rotina nos times de atualização.

Com um alto nível de detalhamento das informações é possível agir proativamente, seja em um primeiro contato ou na tentativa de negociação de outras soluções. Além disso, é possível saber em qual momento de compra aquela pessoa está e o timing certo para abordá-la.

De acordo com especialistas em inteligência de mercado, a higienização, tratamento, validação e enriquecimento de dados podem aumentar em até 400% o número de leads.

Ter uma base de dados desorganizada pode gerar problemas nos processos internos da empresa, perda de potenciais clientes e gerar gastos financeiros desnecessários. Estudos indicam que o impacto pode ser em até 12% do total da receita.

Dessa forma, o enriquecimento de dados não somente potencializa os resultados de negociações, como também diminui o custo de aquisição do cliente e reduz consideravelmente os riscos financeiros.

Leia também: Higienização de dados: sua empresa está precisando? 

Saiba como fazer o enriquecimento de dados

Captar os dados em uma primeira pesquisa ou contato pode ajudar muito. É possível consegui-los por meio de ações como: criar um formulário mais detalhado para uma landing page, colher informações relevantes em feiras de eventos, fazer reuniões de primeiro contato produtivas que trazem dados novos para a base, entre outras possibilidades.

O processo de enriquecer dados parece simples, mas deve ser feito com muito cuidado. Profissionais capacitados que entendam de cruzamento de dados, analytics e big data para deixar a base o mais otimizada devem ser contatados.

Na Infocar, contamos com profissionais que lidam diariamente com um alto volume de informações e realizam a organização, categorização e enriquecimento. Enriquecemos base de dados de empresas de qualquer segmento que necessitem de informações veiculares mais robustas.

Como a Infocar faz o enriquecimento de dados?

Somos referência há mais de 20 anos no mercado de informações veiculares. Nossos relatórios são reconhecidos por seu altíssimo nível de detalhamento. Com eles, auxiliamos empresas a ter sucesso em suas operações com bases de dados completas e organizadas.

Recebemos as solicitações das empresas, identificamos as necessidades e realizamos a análise da base de dados com ajuda de nossa tecnologia para acrescentar as informações essenciais para análises e tomada de decisão em cada negócio. Realizamos o enriquecimento por lote, a empresa envia e a Infocar faz o processamento, ou diretamente no sistema.

Conte com a expertise e confiança da Infocar para otimizar os fluxos do seu negócio e alavancar a rentabilidade financeira. Entre em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo!