Higienização de dados: saiba se a sua empresa está precisando

Por Infocar Tecnologia • 10 de fevereiro de 2022

Diariamente, empresas dos mais diversos segmentos lidam com inúmeras informações em bancos de dados para realizar análises e tomar decisões. Com esse imenso número de dados circulando, é comum haver problemas de dados desatualizados, duplicados ou até mesmo errados, portanto é necessário fazer a higienização de dados para poder aproveitá-los da melhor maneira.

Uma base desorganizada pode causar sérios prejuízos ao seu negócio, por isso, fazer o tratamento da sua base de dados é a melhor alternativa para evitar esse tipo de problema. A Infocar pode auxiliar a sua empresa do setor automotivo nesse processo. Leia o artigo e confira!

Entenda como funciona a higienização de dados

Higienização de dados, ou higienização cadastral, é o processo feito para garantir a padronização de dados cadastrais sensíveis da sua base e também para outros melhorias, como remover informações duplicadas, espaços em branco e facilitar a categorização para que ajude a rotina das equipes ao realizar uma busca.

Para que a higienização seja efetiva, é importante identificar o que precisa ser tratado, como números para contato desatualizados, endereços errados, e-mails fora do padrão, entre outros.

É comum haver erros, pois são diversas as fontes que alimentam os bancos de dados. Portanto, aconselha-se fazer o processo a cada 6 meses.

Sua empresa está precisando higienizar os dados?

Separamos 4 maneiras de identificar se sua empresa precisa atualizar e higienizar o banco de dados:

  1. Equipes perdem muito tempo tentando encontrar informações valiosas.
  2. Faltam informações relevantes de clientes para realizar planejamentos.
  3. Suas equipes estão tendo muito retrabalho para realizar tarefas simples.
  4. Você não tem confiança nos dados que são entregues.

Benefícios para a sua empresa 

Há alguns anos, falar em base de dados já trazia à lembrança grandes corporações como Microsoft e Apple, mas, atualmente, qualquer empresa que lide com pessoas, vendas e tecnologia, precisa ter uma base de dados bem estruturada.

De acordo com um estudo da Deloitte, 71% dos executivos garantem que somente 50% de suas bases de dados entregam uma boa exatidão. 

Para evitar prejuízos na sua empresa, entenda os maiores benefícios de ter uma base de dados higienizada:

  • Melhora o relacionamento com o cliente.
  • Evita perder oportunidades de negócio (pós-venda, e-mail marketing, etc).
  • Otimiza o funcionamento e melhoria dos produtos da sua empresa.
  • Aumenta a produtividade dos times em momentos de prospecção e negociação.
  • Não ter prejuízos financeiros causados por desencontro de informações.
  • Garantir decisões mais assertivas.

Tratamento de dados: higienização e enriquecimento

Outro assunto que também está em alta no mercado da tecnologia é o enriquecimento de dados. Mesmo que as temáticas sejam confundidas, há diferenças entre os dois processos.

A higienização, como o próprio nome diz, serve para limpar, organizar as informações e deixar somente o que é relevante para o que sua empresa precisa. Já o enriquecimento tem relação com encontrar e atualizar informações rapidamente, trazendo dados adicionais para deixar sua base mais rica.

Algumas das informações que enriquecem sua base de dados, além de informações cadastrais básicas, são: score, negativações, se a pessoa é politicamente exposta, status na receita federal e muitas outras que tenham a ver com o que o negócio precisa no momento para análises mais robustas.

Conte com a solução da Infocar! 

Depois de entender o que é e porquê deve ser feito, fica a pergunta: como fazer a higienização de dados de maneira eficiente? E a resposta mais simples é: contrate uma empresa com conhecimento e autoridade em tratamento de dados.  Afinal, empresas que querem ser data driven precisam estar cada vez mais atentas às boas práticas de cuidados em suas bases de dados.

Na Infocar, contamos com tecnologia otimizada para construir bases bem estruturadas e otimizadas para a construção de bons processos. Somos especialistas em tratamento e categorização de dados, ajudando empresas de todo o segmento veicular a alcançar os melhores resultados nas análises de seus negócios.

A higienização de dados de Infocar funciona de duas formas: sendo feita por lote, ou seja, o cliente envia e processamos as informações a serem higienizadas, ou diretamente no sistema do cliente, conectando ao nosso por meio de uma API.

Consultar sua base de dados não precisa ser uma dor de cabeça, organizamos e categorizamos suas informações, deixando apenas o que é essencial. Fale com nossos especialistas e entenda os benefícios da higienização de dados para o seu negócio!

 

Posts relacionados