Higienização de dados: saiba se a sua empresa está precisando

Por Infocar Tecnologia • 3 de maio de 2024 

Atualmente, empresas de todos os tamanhos e setores lidam com uma grande quantidade de dados diariamente. Seja para vender, se comunicar ou tomar decisões, a base de dados é parte fundamental do funcionamento de qualquer negócio. No entanto, com o tempo, é comum que essas informações fiquem desatualizadas, duplicadas ou até mesmo erradas.

E é aí que entra a higienização de dados: uma prática indispensável para manter a organização e a qualidade das informações da sua empresa. Ao longo deste artigo, você vai entender o que é esse processo, como funciona, quais são os principais benefícios e, claro, como a Infocar pode te ajudar a colocar tudo em ordem.

O que é higienização de dados e por que ela é tão importante?

A higienização de dados — também conhecida como higienização cadastral — é o processo de organizar, corrigir e padronizar as informações dentro de uma base de dados. Portanto, esse processo precisa passar por etapas como:

  • Remoção de dados duplicados;
  • Correção de informações com erros (como e-mails ou telefones);
  • Eliminação de espaços em branco;
  • Padronização de campos para facilitar a busca e o uso pelas equipes.

Além disso, é importante destacar que, com tantas fontes alimentando os bancos de dados (formulários, redes sociais, e-mails, etc.), é natural que erros apareçam. Por isso, a recomendação é realizar esse processo de limpeza a cada seis meses.

Será que está na hora de higienizar sua base de dados?

Se você ainda está na dúvida, separamos 4 sinais claros que uma empresa geralmente apresenta quando precisa de uma boa higienização de dados:

  • As equipes perdem muito tempo buscando informações.
  • Faltam dados importantes dos clientes, dificultando o planejamento.
  • Há retrabalho frequente para tarefas que deveriam ser simples.
  • Você não confia 100% nos dados que possui.

Se você se identificou com pelo menos um desses pontos, já é hora de agir!

Quais os principais benefícios de higienizar seus dados?

Ter uma base de dados bem cuidada vai muito além de organização. Ou seja, na prática, ela impacta diretamente os resultados da sua empresa. Veja a seguir alguns dos principais benefícios:

  • Relacionamento com o cliente mais eficiente e personalizado;
  • Maior aproveitamento de oportunidades de negócio, como no pós-venda e e-mail marketing;
  • Produtos e serviços mais alinhados com as necessidades do mercado;
  • Aumento na produtividade das equipes, principalmente em prospecções;
  • Redução de prejuízos causados por dados errados ou incompletos;
  • Mais confiança na tomada de decisões estratégicas.

Segundo a Deloitte, 71% dos executivos dizem que apenas metade de suas bases de dados são confiáveis. Ou seja, melhorar esse cenário é mais do que necessário.

Higienização x Enriquecimento: qual a diferença?

Por fim, entenda a diferenciação entre higienização e o enriquecimento dos dados. Muita gente confunde os dois conceitos, mas é fundamental saber a diferença:

  • Higienização de dados: tem como objetivo limpar, corrigir e organizar as informações que sua empresa já tem, assim deixando apenas o que é relevante.
  • Enriquecimento de dados: busca novas informações que complementem a base existente, como score, situação fiscal, negativações, status na Receita Federal, entre outros.

Dessa forma, entendemos que ambos são processos complementares e, juntos, potencializam a análise e a performance da sua empresa.

Como a Infocar pode ajudar sua empresa a higienizar dados?

Agora que você já entendeu a importância da higienização de dados, surge a pergunta: como fazer isso de forma eficiente?

A resposta é simples: conte com quem entende do assunto.

A Infocar oferece soluções completas de tratamento de dados para o setor automotivo. Com tecnologia otimizada e especialistas no assunto, nós te ajudamos a:

  • Organizar e padronizar suas informações;
  • Categorizá-las para facilitar o uso em sistemas e análises;
  • Eliminar erros que podem impactar nos resultados;
  • E claro, preparar sua empresa para decisões mais inteligentes.

Além disso, você pode escolher entre duas formas de aplicação:

  • Por lote, onde você envia os dados para tratamento;
  • Via API, com conexão direta ao seu sistema para higienização automática.

Chega de perder tempo com dados bagunçados. Fale com nossos especialistas da Infocar e descubra como transformar sua base em uma poderosa aliada do seu negócio.

FAQ – Perguntas sobre higienização de dados

1. O que é higienização de dados?
É o processo de limpeza, padronização e correção de dados para garantir mais confiabilidade e eficiência na base.

2. Quando devo higienizar minha base de dados?
O ideal é fazer isso a cada seis meses ou sempre que notar inconsistências nas informações.

3. Qual a diferença entre higienização e enriquecimento?
Higienização limpa e organiza os dados que você já tem. Eriquecimento adiciona novas informações relevantes à base.

4. Quais empresas precisam higienizar dados?
Todas! Mas especialmente as que lidam com muitos cadastros, como as do setor automotivo, vendas e tecnologia.

5. Como a Infocar realiza a higienização de dados?
De duas formas: por lote (com envio de arquivos) ou via API (dessa forma você faz a integração direta ao sistema da sua empresa).

6. A higienização ajuda a vender mais?
Sim! Com dados confiáveis, é mais fácil segmentar clientes, personalizar ofertas e aumentar a eficiência comercial.

 

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.