Veículos de leilão: como analisar corretamente?

Por Infocar Tecnologia • 12 de setembro de 2022

Sempre surgem dúvidas sobre veículos com passagem em leilão. Por exemplo, eles podem ser segurados e aprovados para uma operação de crédito, seja consórcio ou financiamento? A resposta é sim! No entanto, as companhias de seguro, consórcio e financeiras possuem algumas exigências para garantir que o veículo está em condições e devidamente legalizado.

Por isso conhecer o histórico é essencial e permite fazer análises com maior precisão, evitando, dessa forma, prejuízos no futuro. Conheça, neste artigo, como isso pode ser feito utilizando a base de leilão da Infocar, a mais completa do mercado.

Veículos de leilão: a importância da informação

Cada companhia tem suas regras e políticas para aceitação de veículo com passagem em leilão e a maioria ainda tem restrições severas. Para algumas basta a realização da vistoria para avaliação de particularidades do automóvel, como lataria, pneus, números do chassi, acessórios e condições gerais do motor. Já em outras é exigido um laudo de inspeção veicular (realizado pelo Detran). Há, ainda, aquelas que exigem os dois.

Contudo, a maioria ainda tem dificuldade na real avaliação dos veículos para saber, por exemplo, se existem e quais são os danos. O fator determinante para a não aceitação do risco ocorre justamente por falta de informações seguras para a decisão.

Os leilões de veículos, inclusive, não se resumem a recuperação de sinistros. Pode ocorrer, também, em situações como a apreensão por falta de pagamento do financiamento ou desmobilização da frota com veículos antigos para empresas. Em cada tipo de leilão a condição de conservação do veículo será diferente.

O promissor mercado de leilão veicular

O mercado de leilões é promissor e não pode ser desprezado, tanto pelo volume de veículos ofertados, como pelas ferramentas apropriadas que existem para mitigar os riscos de aceitação nos negócios.

Na Infocar, do total de veículos que constam em nossa base de dados, 10% têm passagem por leilão. Além disso, nossos estudos apontam que mais da metade dos veículos leiloados não tem qualquer dano e podem perfeitamente serem aceitos. Mas a questão é: como garantir a segurança para aceitação do bem?

Veículos de leilão

                                                     Veículos de leilão não são sinônimo de problemas

Mais de 55% dos veículos ofertados em leilão são elegíveis para as operações de crédito, consórcio e seguro. As tecnologias aplicadas ao banco de dados da Infocar demonstram informações técnicas do veículo, impedimentos, restrições, informações completas sobre o leilão, além de um score de danos.

Uma das informações mais importante para seguradora é a precificação correta do bem. É preciso lembrar que um veículo com passagem em leilão pode ter o valor reajustado, portanto a seguradora precisa avaliar a apólice e o histórico do sinistro para que o valor coberto esteja de acordo com os danos identificados. Ou seja, a depreciação é calculada corretamente evitando prejuízo.

Diferente do que é comentado no mercado em geral, a origem do leilão nem sempre determina o grau de dano do veículo, pois podemos ter um determinado veículo proveniente de seguradora totalmente inteiro, como recuperado de furto e veículos originados de financeira por apreensões por inadimplência, por exemplo, em péssimo estado de conservação. Além disso, é necessário considerar a depreciação de veículos que permanecem muito tempo em pátio, o que independe também da origem do leilão.

Como avaliar corretamente os veículos de leilão?

A Infocar atua na captação dos dados relacionados aos leilões realizados em todo o país, organizando as informações internamente com diversos níveis de verificações. Uma das fase cruciais é o processamento quanto ao dano apresentado, apontando ao final um score para cada veículo registrado em nossa base.

A regra principal para determinar o score do veículo (lote) é uma análise criteriosa das imagens fornecidas pelos leiloeiros, as imagens são minuciosamente analisadas uma a uma por especialistas com experiência em vistorias veiculares e pela nossa plataforma, que através de algoritmos e aprendizados diários aumentam a cada dia a qualidade da checagem, o score aponta o nível dos danos em 5 etapas que vão de aparentemente inteiro a sucata.

Score de danos da Infocar, que considera as categorias: aparentemente inteiro; pequenos danos; médios danos; grandes danos e sucata

                                                                                  Score de danos da Infocar

Aparentemente inteiro: indícios de avarias ou problemas técnicos;
Pequenos danos: amassados, riscos e pequenos problemas;
Médios danos: amassados e peças quebradas, itens mecânicos com problemas de funcionamento;
Grandes danos: grandes avarias e problemas mecânicos significativos;
Sucata: perdas muito significativas para o veículo.

O score Infocar consiste em uma importante ferramenta com o propósito de potencializar o resultado das empresas, reduzindo custos e aumentando a segurança na aceitação de novos veículos. Indicando, ainda, de forma confiável e consistente o estado físico dos veículos ofertados em leilão, permitindo, dessa forma, uma tomada de decisão eficaz na aceitação do risco.

Conheça a base de leilão da Infocar

Temos convicção que o mercado, cada vez mais, necessitará de informações mais detalhadas, robustas e com o devido lastro que garanta a veracidade das informações apresentadas. Assim, é possível realizar análises mais assertivas, dimensionando e precificando riscos, possibilitando, nesse cenário, mais garantias para a aceitação de veículos que não tenham grandes danos, evitando, portanto, problemas futuros.

Atualmente, amparar as decisões em dados está se tornando uma prática comum. Por isso, um banco de dados seguro e completo beneficia as operações de seguros, consórcios e financiamentos, mitigando riscos e possibilitando bons resultados nesse cenário promissor. Conte com os especialistas e a base de leilão da Infocar para mudar o seu negócio.