Saiba quais são os tipos de leilão veicular

Por Infocar Tecnologia • 19 de dezembro de 2022

Negociar veículos de leilão pode gerar muitas suspeitas e dúvidas, por isso é importante investigar o motivo que levou o veículo ao leilão. Existem diversos tipos de leilão de veículos, dessa forma ter a informação é sempre o melhor aliado para negociações seguras. 

Caso sua empresa efetue negociações de compra, venda ou troca, é importante saber o maior número de detalhes possíveis. Separamos, portanto, um guia especial explicando todos os formatos de leilão veicular, suas principais vantagens e desvantagens para auxiliar seu negócio no momento de avaliação. Confira! 

O que você precisa saber sobre os tipos de leilão veicular? 

O leilão veicular chama a atenção de muitas pessoas por conta de sua economia. Para se ter uma ideia, em 2021, as vendas de veículos em leilões tiveram um aumento de 30% no Brasil, pois é possível, por exemplo, arrematar veículos por até metade do valor de mercado.

Além disso, existem quatro diferentes tipos de leilão veicular: leilão público, administrativo, judicial e de desmobilização de frota de empresa privada, cada um com as suas características. 

Quais os tipos de leilão veicular? 

Cada formato tem a sua especificidade. Entenda cada um e saiba como avaliar corretamente:

Leilão público 

O tipo de leilão veicular mais comum é o público, realizado com bens de seguradora, bancos e financeiras.  

As seguradoras, por exemplo, reúnem veículos sinistrados (batidos ou alugados) ou recuperados de roubo ou furto. Por outro lado, os bancos e financeiras reúnem veículos recolhidos por falta de pagamento.  

Leilão administrativo

Este tipo de leilão veicular é realizado por órgãos públicos, como prefeitura e estado. Nesse caso, não é necessário a presença de um leiloeiro oficial, que poderá ser substituído por um funcionário indicado para o ato. É comum ocorrer  quando os veículos não têm mais serventia para a administração pública.

Leilão judicial 

Após a expedição de um mandato por um juiz, o bem é recolhido de pessoas que não cumpriram o pagamento de dívidas e pendências aos lotes anunciados.  

Leilão de desmobilização de frota de empresa privada  

Esse formato envolve veículos que já são antigos para a frota, ou seja, normalmente ocorre em caso de modernização e a venda tem o objetivo de auxiliar financeiramente na compra da nova frota. Esse tipo de leilão de veículos é muito comum em locadoras.

Qual o melhor tipo de leilão ao avaliar um carro? 

Como comentamos, em cada tipo de leilão existem especificidades que podem fazer com que o veículo tenha mais ou menos danos. A desvalorização de um veículo de leilão é de aproximadamente 30% em relação ao mercado, por isso pesquisar detalhadamente é sempre a alternativa mais segura. 

Tanto para empresas como para compradores diretos, o mais importante é entender as características técnicas e de histórico do carro. 

A Infocar disponibiliza consultas de veículos para financeiras, seguradoras e qualquer segmento que precise avaliar veículos de leilão. Nossa base de dados é a maior e mais confiável do mercado. 

Mas caso você esteja comprando um carro de leilão usado e querendo economizar, utilize o Inforisco para conhecer o histórico completo e ter muito mais segurança ao comprar.