fbpx

Infocar

Blog

Saiba quais são os tipos de leilão veicular

Negociar um carro de leilão pode gerar muitas suspeitas e dúvidas, mas calma! Como sempre comentamos em nossos conteúdos, informação é sempre o melhor aliado para negociações seguras. 

 

Antes de tudo, é preciso investigar o motivo que levou o carro ao leilão, afinal, existem diversos tipos de leilão de veículos. O carro pode vir de recuperação financeira, da própria montadora ou do Detran, por exemplo. 

Caso você esteja comprando ou fazendo algum tipo de negócio, é importante saber o maior número de detalhes possíveis. Por isso, separamos um guia especial explicando todos os tipos de leilão veicular, suas principais vantagens e desvantagens para auxiliar você no momento de avaliação. Confira!

Tipos de leilão de veículo: tudo que você precisa saber

Atualmente, existem 4 tipos de leilões veiculares, cada um com suas especificidades. Entenda cada um e saiba como avaliar corretamente.

Leilão de seguradora

Nesse tipo de leilão, os carros foram recolhidos pela seguradora após terem sofrido algum tipo de sinistro e o custo foi muito alto para a seguradora fazer a recuperação.

Por esse motivo, em leilões de seguradora, a gravidade do dano pode ser um problema para comprar ou negociar.

Leilão de recuperação financeira

Costuma ser um dos mais comuns e mais seguros de fazer negócio. Geralmente, quando o proprietário não consegue pagar as parcelas do financiamento, a instituição financeira responsável ou o banco recolhem o carro e assim é feito o leilão. 

 

Esse tipo de leilão é um dos que menos oferece riscos porque muitas vezes não há danos graves.

Leilão do Detran

O leilão do Detran também é um dos mais conhecidos e ocorre quando os veículos são apreendidos e não são recuperados em um prazo de 90 dias. 

 

Geralmente, esses veículos não tem danos estruturais muito graves, então acaba sendo uma opção financeiramente mais viável para quem quer fazer negócio.

Leilão de montadora

As montadoras utilizam carros para testes e trabalhos internos, após isso, o leilão é feito. 

 

Como são utilizados para testes, os carros podem ficar com danos muito graves, mas depende do tipo de trabalho que foi feito nele.

Qual o melhor tipo de leilão ao avaliar um carro?

Como comentamos, em cada tipo de leilão existem especificidades que podem fazer com que o carro tenha mais ou menos danos. A desvalorização de um carro de leilão é de no mínimo 30% em relação ao mercado, então, pesquisar detalhadamente é sempre a alternativa mais segura. 

 

Tanto para empresas como para compradores diretos, o mais importante é entender as características técnicas e de histórico do carro. 

 

A Infocar disponibiliza laudos de veículos de leilão para financeiras, seguradoras e qualquer segmento que precise avaliar carros de leilão. Nossa base de dados é a maior e mais confiável do mercado, são mais de 18 milhões de veículos cadastrados. 

 

Mas, caso você esteja comprando um carro usado e querendo economizar, o leilão pode ser uma excelente alternativa, então utilize o Inforisco para conhecer o histórico completo e ter muito mais segurança ao comprar.

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram