Vistoria para locadoras: como fazer de maneira digital?

Por Infocar Tecnologia • 8 de agosto de 2023

Realizar vistorias na frota de veículos é uma prática essencial para locadoras. Esse processo permite desde a prevenção de danos futuros até a garantia da segurança dos clientes. Além disso, auxilia as locadoras a evitar prejuízos financeiros e combater fraudes. Entenda mais neste artigo sobre a importância da vistoria digital, além dos seus benefícios e conheça a solução da Infocar para auxiliar a sua empresa.  

Qual a importância da vistoria em uma locadora de veículos?  

As locadoras de veículos foram responsáveis pela compra de 590.520 unidades de automóveis no Brasil em 2022, atingindo um recorde da participação no mercado automotivo 30,1%. Esse número demonstra o crescimento do segmento, ocasionado pelas tendências modernas de mobilidade, uma vez que há mais procura por alternativas mais econômicas para atender às necessidades de locomoção e transporte; preferência pela flexibilidade, adquirida pelas reservas online e aplicativos; variedade de modelos para a escolha e a oferta de serviços personalizados e experiências aprimoradas.

Portanto, para destacar-se é preciso entregar um serviço de excelência e, para tanto, é preciso manter os veículos em bom estado, evitar gastos e entregar agilidade e segurança para os clientes. Desse modo, a vistoria dos veículos apresenta-se como uma etapa essencial do processo.

Existem diferentes momentos em que é necessário realizá-la, por exemplo:

  • Locação: Ao iniciar a locação do veículo, é importante que a locadora faça uma vistoria completa para documentar o estado atual do veículo. Isso inclui verificar a condição exterior e interior do carro, registrar quaisquer danos existentes e garantir que o veículo esteja funcionando adequadamente.
  • Devolução : No retorno do veículo, a locadora deve realizar uma nova vistoria para verificar o estado do carro. Isso permite identificar quaisquer danos ou desgastes que tenham ocorrido durante a locação. A comparação da saída e entrada permite determinar a responsabilidade por eventuais danos.
  • Inspeções periódicas: As locadoras de veículos também precisam fazer a vistoria dos bens para manutenção regular ou reparos. Essas são feitas para identificar problemas mecânicos, elétricos ou de segurança e garantir a segurança de seus clientes evitando prejuízos financeiros posteriores.
  • Transferência ou compra: Para adquirir um novo veículo ou vendê-lo, também é necessário vistoriá-lo para avaliar o estado do bem antes da aquisição ou repasse.

Entenda os benefícios da vistoria para a locadora de veículos

As locadoras de veículos precisam vistoriar sua frota por uma variedade de razões importantes que afetam diretamente seus negócios e a experiência de seus clientes. As vistorias desempenham um papel fundamental na manutenção da qualidade, segurança e eficiência da operação. Dentre as vantagens, é possível: 

  • Prevenir danos e desgastes: A vistoria permite identificar danos, desgaste e problemas mecânicos nos veículos antes que eles se agravem. Isso auxilia a prevenir a ocorrência de danos e a reduzir os custos de reparo. 
  • Garantir mais segurança para os clientes: Vistoriar os veículos antes e após cada locação garante que eles estejam em boas condições de segurança. Assim, é possível proteger os clientes ao não entregar um automóvel que possa oferecer riscos à sua segurança devido a problemas mecânicos ou de manutenção. 
  • Cumprir com normas e regulamentações: A realização de vistorias ajuda a garantir que os veículos estejam em conformidade com as normas de segurança e regulamentações locais, o que é essencial para evitar multas e sanções. 

Por que fazer a vistoria digital? 

A vistoria veicular por muito tempo foi feita apenas presencialmente, e em muitas locadoras de veículos a vistoria ainda é feita assim, acarretando diversos problemas, uma vez que a interpretação de cada vistoriador pode variar, levando a inconsistências no resultado e, muitas vezes, à falta de padronização do processo. Além disso, é um procedimento mais demorado, gerando um custo significativo por conta da necessidade de contratação.  

Hoje, no entanto, é possível fazer a vistoria veicular de maneira 100% digital, gerando mais agilidade e eficiência para a sua locadora de veículo. Com o Infovist, a vistoria veicular digital da Infocar é possível vistoriar um veículo em até 6 minutos. É, ainda, possível aumentar a segurança com o reconhecimento facial, a validação de documentos e o preenchimento automática de informações sobre o veículo, evitando erros, por exemplo, ao anotar a placa. Além disso para frotas temos uma versão diferenciada para empresas que possuem a necessidade de vistoriar grandes volumes de veículos. 

Use o digital para evitar formulários em papel e registros físicos, reduzindo a burocracia, custos de impressão e problemas de armazenamento!

Como o Infovist funciona? 

Utilizar o Infovist é simples e prático. Como é um web app não há a necessidade de download, basta acessar a plataforma, gerar o link e enviar para quem irá fazer a vistoria. Ao acessar o link, todos os procedimentos escolhidos pela empresa, como ângulos e locais específicos do carro que precisam de mais atenção, serão indicados para serem fotografados da maneira correta. Após essa etapa, será entregue um relatório completo com a avaliação. Possuímos ainda, um dashboard onde todas as vistorias podem ser acompanhadas pelo nome do vistoriador incluindo data e local de cada vistoria.

Digitalize os processos da sua locadora de veículos

Se sua segura esta preocupada em melhorar a experiência do cliente, agilizar o atendimento e ainda reduzir custos a vistoria digital é a melhor solução.

Nossa tecnologia realiza vistorias mais eficientes e precisas, além de otimizar sua operação com segurança!

Fale com nossos especialistas para saber como utilizar o Infovist em sua empresa!