Aumente os seus lucros com veículos seminovos e usados

Por Infocar Tecnologia • 19 de outubro de 2023

O mercado de veículos seminovos e usados está crescendo cada vez mais nos últimos anos. Questões como o aumento do preço dos automóveis 0km, associada à redução do poder de compra dos consumidores, fez com que parte dos compradores procurassem alternativas mais acessíveis. Com isso, é o momento de entender como a sua empresa pode aumentar os lucros com a negociação desses veículos, sem sair no prejuízo.

Qual a diferença entre um usado e um seminovo? 

Não existe uma única definição consensual sobre o que diferencia um veículo usado de um seminovo. Alguns indicaram que se deve analisar questões como ano, quilometragem e estado do veículo. No entanto, a Federação dos Revendedores dos Veículos Usados (Fenauto) considera que o ano é o principal fator de divisão, sendo um seminovo até 3 anos e um usado acima de 4. Além disso, eles utilizam uma subclassificação para categorizar os usados:

  • Usados jovens: de 4 a 8 anos
  • Usados maduros: de 9 a 12 anos
  • Usados velhinhos: 13 ou mais anos

O cenário dos veículos usados e seminovos

Em 2023, o Brasil chegou ao terceiro melhor resultado da história na venda de veículos usados e seminovos. Foram 14.448.434 automóveis, comerciais leves, pesados e motos, de acordo com a Fenauto. Esse resultado representou um aumento de 8,7% em relação a 2022.

Veja quantos foram vendidos em 2023 por categoria:

  • Seminovos (0 a 3 anos) – 2.206.961 unidades
  • Usados jovens (4 a 8 anos) – 3.751.044
  • Usados maduros (9 a 12 anos) – 3.457.084
  • Velhinhos – (13 anos ou mais) – 5.033.345

A Federação espera que 2024 seja o ano no qual a venda de usados e seminovos irá bater o recorde e registrar a melhor marca da história com 15,2 milhões de vendas. Existem diferentes fatores que auxiliam nesse resultado, por exemplo:

  • Custo: Os modelos zero costumam ter um maior custo de aquisição. Já os usados e seminovos têm um valor mais baixo considerando a Tabela FIPE.
  • Variedade: Existem muitos veículos seminovos e usados disponíveis do mercado, superando as possibilidades que se tem ao procurar um novo. Isso ocorre porque há variação de cor, equipamentos, segurança, entre outros pontos que podem ser personalizados.
  • Depreciação: Assim que o veículo novo sai da concessionária, começa a ser depreciado. Já os veículos usados e seminovos tendem a apresentar uma menor depreciação ao longo dos primeiros anos de uso.

Como evitar prejuízos durante a negociação?

Fazer uma boa avaliação de veículos usados e seminovos é essencial para que sua empresa tenha segurança durante o processo de negociação. Para conhecer o verdadeiro valor do automóvel é preciso conhecê-lo.

Existem diversas situações nas quais a falta de informação pode prejudicar o seu negócio. Destacamos três:

Restrições veiculares: De acordo com o Código Nacional de Trânsito, as restrições judiciais impedem o repasse do veículo para qualquer outro comprador. No entanto, para não perder o bem, os golpistas podem tentar vender para um terceiro, sem avisá-la da questão em aberto. Sendo este terceiro a sua empresa, o prejuízo será seu e, ainda, haverá a devolutiva do carro para a justiça.

Veículo com passagem por leilão: Apesar de um veículo proveniente de leilão estar inteiro, ainda sofre com a depreciação. É comum que o valor se aproxime de 30% em relação à Tabela FIPE. Portanto, saber dessa informação é uma maneira de evitar pagar acima do que o bem realmente vale.

Débitos veiculares: Quitar os débitos antes da transferência de proprietário do veículo é necessário para veículos seminovos e usados. Caso a sua empresa deseje adquirir um veículo, mesmo com débitos, é preciso decidir quem será responsável por quitá-los para evitar prejuízos financeiros e até mesmo legais no futuro.

Saiba, também, como enfrentar as fraudes veiculares.

Conheça o histórico do veículo negociado

Em suma, para precificar, evitar fraudes e lucrar com veículos seminovos e usados é preciso conhecer o histórico completo e fazer uma análise completa. Para isso, é necessário fazer uma consulta veicular e ter acesso a informações como: passagem por leilão, débitos e restrições, alerta de recall, indício de sinistro, entre outras informações.

A Infocar possui planos mensais a partir de R$ 199 com 6 consultas. Acessando a nossa plataforma, basta colocar a placa do veículo e terá a consulta completa em mãos. Aproveite a alta dos veículos novos e seminovos sem prejuízos!

Posts relacionados