Negociar veículos de leilão pode gerar muitas suspeitas e dúvidas, por isso é importante investigar o motivo que levou o veículo ao leilão. Existem diversos tipos de leilão de veículos, dessa forma ter a informação é sempre o melhor aliado para negociações seguras.
Caso sua empresa efetue negociações de compra, venda ou troca, é importante saber o maior número de detalhes possíveis. Separamos, portanto, um guia especial explicando todos os formatos de leilão veicular, suas principais vantagens e desvantagens para auxiliar seu negócio no momento de avaliação. Confira!
O que você precisa saber sobre os tipos de leilão veicular?
O leilão veicular chama a atenção de muitas pessoas por conta de sua economia. Para se ter uma ideia, em 2021, as vendas de veículos em leilões tiveram um aumento de 30% no Brasil, pois é possível, por exemplo, arrematar veículos por até metade do valor de mercado.
Além disso, existem quatro diferentes tipos de leilão veicular: leilão público, administrativo, judicial e de desmobilização de frota de empresa privada, cada um com as suas características.
Quais os tipos de leilão veicular?
Cada formato tem a sua especificidade. Entenda cada um e saiba como avaliar corretamente:
Leilão público
O tipo de leilão veicular mais comum é o público, realizado com bens de seguradora, bancos e financeiras.
As seguradoras, por exemplo, reúnem veículos sinistrados (batidos ou alugados) ou recuperados de roubo ou furto. Por outro lado, os bancos e financeiras reúnem veículos recolhidos por falta de pagamento.
Leilão administrativo
Este tipo de leilão veicular é realizado por órgãos públicos, como prefeitura e estado. Nesse caso, não é necessário a presença de um leiloeiro oficial, que poderá ser substituído por um funcionário indicado para o ato. É comum ocorrer quando os veículos não têm mais serventia para a administração pública.
Leilão judicial
Após a expedição de um mandato por um juiz, o bem é recolhido de pessoas que não cumpriram o pagamento de dívidas e pendências aos lotes anunciados.
Leilão de desmobilização de frota de empresa privada
Esse formato envolve veículos que já são antigos para a frota, ou seja, normalmente ocorre em caso de modernização e a venda tem o objetivo de auxiliar financeiramente na compra da nova frota. Esse tipo de leilão de veículos é muito comum em locadoras.
Qual o melhor tipo de leilão ao avaliar um carro?
Como comentamos, em cada tipo de leilão existem especificidades que podem fazer com que o veículo tenha mais ou menos danos. A desvalorização de um veículo de leilão é de aproximadamente 30% em relação ao mercado, por isso pesquisar detalhadamente é sempre a alternativa mais segura.
Tanto para empresas como para compradores diretos, o mais importante é entender as características técnicas e de histórico do carro.
A Infocar disponibiliza consultas de veículos para financeiras, seguradoras e qualquer segmento que precise avaliar veículos de leilão. Nossa base de dados é a maior e mais confiável do mercado.
Mas caso você esteja comprando um carro de leilão usado e querendo economizar, utilize o Inforisco para conhecer o histórico completo e ter muito mais segurança ao comprar.