Prevenção a fraudes: Novas normas para bancos e instituições financeiras

Por Infocar Tecnologia • 16 de novembro de 2023

Os bancos e as demais instituições financeiras e de pagamentos agora devem compartilhar informações em casos de operações suspeitas. Esta é uma nova medida em busca da prevenção à fraude, problema que diversos mercados, inclusive o automotivo, enfrentam. Entenda as novas determinações e conheça a importância dos dados para a redução das ocorrências. 

Novas normas sobre o compartilhamento de indícios de fraudes 

O número de fraudes financeiras está cada vez maior. De acordo os dados do Banco Central, ocorreram 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto no Brasil, considerando apenas o primeiro semestre de 2023. Portanto, foram 365 milhões de tentativas de golpes nesse período. 

Para mudar esse cenário, o Banco Central publicou a norma nº 343/23 e, também, uma resolução em conjunto com o Conselho Monetário Nacional, a nº 6/2023 que passaram a valer no dia 01 de novembro de 2023. Os textos determinavam a criação de um banco de dados descentralizado, administrado pelo Banco Central, que armazenará as informações sobre fraudes e golpes no Sistema Financeiro Nacional (SNF) e no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).  

Com o objetivo de aumentar o controle interno e aprimorar a prevenção de fraudes, as empresas compartilharão os dados até 24 horas após o momento da detecção da incidência. Além disso, é necessário, mensalmente, declarar os registros dos indícios ocorridos no mês anterior até, no máximo, o dia 15.  

O que muda para o mercado financeiro?

Agora, o banco de dados apresentará informações como:

  • Descrição da ocorrência;  
  • Identificação dos autores que tentaram executar ou executaram fraudes;  
  • Identificação dos bancos responsáveis pelo registro das informações;  
  • Identificação dos dados da conta destinatária e de seu titular 

Como ocorre a prevenção a fraudes no setor automotivo?

Com a ação do Banco Central ficou ainda mais claro que os dados são essenciais para a prevenção a fraude. Esse fato, no entanto, não se reduz ao setor financeiro e chega, inclusive, ao mercado automotivo que enfrenta diferentes tipos de golpes. Apesar de ainda não existir um banco de dados unificado, como o que foi criado pelo BC, a sua empresa pode utilizar os dados de base própria para encontrar padrões e analisar o comportamento dos usuários.

O enriquecimento de dados é, portanto, uma importante etapa do processo. Neste contexto, é utilizado para aprimorar a qualidade e estender a utilidade das informações existentes no conjunto de dados. Para isso, é feita a adição de dados externos que sejam relevantes para os objetivos da empresa. No caso do setor automotivo, o enriquecimento pode envolver a integração de informações de crédito, históricos de sinistros e outros dados pertinentes para identificar padrões suspeitos e comportamentos não usuais.

Por isso é necessário contar com especialistas que poderão auxiliar na organização, higienização e enriquecimento desses dados. Desse modo, sua empresa conseguirá completar o Ciclo de Prevenção a Fraudes:

Ciclo de Prevenção a Fraudes

Ciclo de Prevenção a Fraudes

 Para que utilizar os dados na prevenção a fraudes?

É possível utilizar os dados para diversas finalidades, por exemplo:

  • Detecção de Padrões Anormais: Os dados históricos possibilitam a análise de padrões anormais de comportamento. Os desvios significativos desses padrões podem indicar ações fraudulentas.. 
  • Análise de Comportamento do Usuário: Os dados comportamentais, como histórico de transações, localização, dispositivo utilizado e padrões de navegação, ajudam na criação de perfis individuais de usuários. Facilitando, desse modo, a identificação daqueles que fogem do padrão.
  • Autenticação Biométrica: Dados biométricos, como impressões digitais, reconhecimento facial e voz, são utilizados para autenticação. Utiliza-se esses dados na prevenção de fraudes relacionados à identidade. 
  • Atualização Contínua: À medida que novos padrões de fraude surgem, os dados podem ser usados para ajustar e melhorar constantemente os modelos de detecção. A capacidade de adaptação é essencial no cenário em constante evolução da fraude. 

Saiba mais sobre como prevenir fraudes com inteligência de dados.

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Há mais de 20 anos a Infocar atua no setor automotivo. Com relatórios completos e utilizando a inteligência de dados, somos capazes de auxiliar empresas a terem sucesso em suas operações com bases de dados completas e organizadas. Além disso, trabalhamos ao lado dos nossos clientes para a prevenção de fraudes.

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