Neste artigo, você vai entender quais são os desafios enfrentados pelas seguradoras e como aproveitar a implementação do Open Insurance para modernizar os processos.
Como funciona o Open Insurance?
O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é uma iniciativa que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes de seguros entre diferentes sociedades autorizadas e credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Com o objetivo de padronizar o compartilhamento de informações de forma segura e privada, utiliza tecnologia para integrar sistemas e informações e permitir a colaboração de empresas para avaliação do perfil do cliente, histórico e melhorar a oferta de seguros.
Quais são os benefícios do Open Insurance?
Diferentes soluções estão sendo desenvolvidas a partir das informações disponibilizadas, gerando muitos benefícios para os usuários, por exemplo:
- Comparadores e marketplaces: aplicativos que comparam produtos de diversas seguradoras em um só lugar, os usuários poderão realizar escolhas mais conscientes e personalizar produtos de acordo com seu perfil.
- Inovação e conveniência: novas soluções tecnológicas surgirão para atender às necessidades dos consumidores, como o agrupamento de informações relativas à vida financeira em diferentes instituições financeiras, incluindo produtos de seguros, previdência complementar e capitalização.
- Serviços digitais relacionados a seguros e previdência: aviso de sinistros (comunicação de uma ocorrência cobertura pelo seguro) e portabilidade de previdência poderão ser feitos de forma mais simples e rápida por meios digitais.
- Segurança dos dados: para garantir a segurança dos dados compartilhados, as empresas registradas devem seguir rigorosamente os critérios de segurança. O consumidor deve permitir o compartilhamento de seus dados.
Categorizamos os dados em dois grupos: públicos e pessoais.
Dados públicos incluem pontos físicos e eletrônicos de atendimento e informações de produtos contratados.
Dados pessoais só serão disponibilizados com o consentimento do cliente e incluirão informações cadastrais, de apólices, certificados, contratos ou títulos de capitalização.
Quem participa do Open Insurance?
Apenas as seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedade de capitalização podem participar do Open Insurance. A participação, inclusive, é obrigatória para sociedades de maior porte, mas é opcional para as outras.
Como a tecnologia tem ajudado as seguradoras nos processos?
A tecnologia é uma importante aliada para que as seguradoras se adaptem ao Open Insurance. Contudo, a preocupação com a segurança dos dados do consumidor é uma das principais preocupações dos executivos de seguros em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela The Global Federation of Insurance Associations (GFIA), 62% dos participantes afirmaram que o consumidor deve ser o responsável pela decisão de quem deve ter acesso a seus dados pessoais.
Nesse contexto, a tecnologia é fundamental para tornar os processos mais eficientes e seguros, desde a aprovação de novos seguros até a identificação de fraudes em sinistros. Porém, ao mesmo tempo, precisam ajustar processos de segurança e governança de dados e estimular uma cultura orientada a dados em todas as equipes.
É igualmente importante estar preparado para essa transformação digital e adotar uma postura proativa em relação à proteção dos dados de seus clientes. O Open Insurance é uma oportunidade para oferecer soluções personalizadas e inovadoras ao consumidor, proporcionando uma experiência mais satisfatória e segura.
O calendário de implementação do Open Insurance
O calendário de implementação do Open Insurance no Brasil está dividido em etapas. A primeira fase começou em dezembro de 2021, Open Data. Este foi o período para o compartilhamento de dados públicos dos segurados, serviços e produtos disponíveis e canais de atendimento.
Já a segunda etapa iniciou em setembro de 2022 com o compartilhamento de dados pessoais (produtos contratados, cadastros e todos os dados de movimentações dos clientes) de seguros e previdência.
Por fim, a terceira etapa será dividida em dois blocos, o primeiro com previsão de finalização em 3 de junho de 2024 e o último em 29 de novembro de 2024. Pretende-se fazer a efetivação dos serviços: acesso, modificações, portabilidade e avisos de sinistro. Este será o momento de o cliente iniciar e se beneficiar do compartilhamento de suas informações.
Como a Infocar auxilia as seguradoras?
Além de criar um ecossistema mais transparente, o Open Insurance acelera o processo de transformação digital do mercado segurador. A busca por empresas parceiras que auxiliem com soluções tecnológicas avançadas será o diferencial para desenvolver novos modelos de negócio, diversificar a cesta com produtos mais atrativos ao consumidor.
Assim como sua seguradora, todo o mercado está se preparando para esse movimento do Open Insurance. É preciso preparar-se e, principalmente, organizar os dados para utilizá-los. Por isso sairá de fato na frente e se destacará as inovações desenvolvidas por meio do uso inteligente de dados dos clientes. Desse modo, promovendo serviços personalizados e atraindo novos perfis ainda não explorados.
No entanto, as seguradoras devem preparar, organizar, higienizar e enriquecer suas bases de dados para que possam ser acessadas posteriormente pela iniciativa. A utilização de soluções como higienização e enriquecimento de base, automação de consultas e Inteligência Artificial ajudam a acelerar e automatizar os processos.
E sua seguradora? Já está preparada para o Open Insurance? Fale com nossos especialistase conheça nossas soluções.