Entenda como funciona a vistoria de veículos digital

Por Infocar Tecnologia • 27 de abril de 2022

A vistoria de veículos é um processo padrão realizado para garantir as condições de circulação do veículo, o funcionamento de equipamentos e, também, para comprovar a autenticidade da documentação. O processo já foi muito burocrático, mas hoje pode ser feito a partir de um celular, de maneira 100% digital.

O Infovist, é o aplicativo web de vistorias da Infocar, que conta com inteligência artificial, OCR e cruzamento de dados. Para garantir ainda mais segurança, há a mesa de análise, uma avaliação precisa do carro. Neste artigo, entenda como funciona e qual a importância deste recurso.

O que é vistoria veicular? 

A vistoria veicular é o procedimento realizado para analisar aspectos do veículo. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esta etapa deve ser feita em caso de transferência de propriedade ou de domicílio intermunicipal ou interestadual do proprietário do veículo, além de momentos como regularização da placa, mudanças de características, remarcação de chassi, entre outras possibilidades.

Portanto, a sua empresa deve fazer a vistoria na compra, venda ou aceitação do veículo na troca para conhecer as suas condições e também verificar se está com a documentação em dia.

Quando fazer a vistoria de um carro? 

A sua empresa deve fazer a vistoria em todas as situações no qual é obrigatório. Contudo, para evitar fraudes e evitar prejuízos financeiros, também pode ser feito de maneira prévia, ou seja, antes do início das negociações. Usa-se esse procedimento para analisar carros seminovos ou usados. Seguradoras, por exemplo, analisam a possibilidade de aceitação do risco com informações mais precisas, assim como revendas podem precificar corretamente um carro para aceitá-lo como troca.

Como funciona a vistoria veicular digital?

Antes de falar sobre a mesa de análise, vamos explicar passo a passo como funciona o Infovist, a vistoria de veículos digital.

  1. A empresa contrata o Infovist e o personaliza de acordo com as informações que precisa (número de fotos, ângulos, documentação, etc).
  2. Após a personalização feita, a empresa envia um link via SMS para o cliente dar início à vistoria.
  3. O cliente abre o link no navegador do celular (não precisa instalar nada!), faz o reconhecimento facial e começa a vistoria, que é totalmente guiada de acordo com o que foi personalizado, mostrando as fotos necessárias e os ângulos corretos.
  4. Solicitaremos que o cliente refaça as fotos em caso de divergência com o pedido. Se as fotos continuarem erradas, avisaremos este detalhe no relatório final.
  5. Após a vistoria feita, o cliente finaliza e nossa tecnologia, via cruzamento de dados, realiza a verificação de possíveis inconsistências nas fotos.
  6. Com as inconsistências apontadas, é a vez da nossa mesa de análise entrar em ação.

Como surgiu a mesa de análise para vistoria de veículos?

As vistorias de veículos mudaram com a digitalização. Com inteligência artificial e cruzamento de dados, nossa solução utiliza tecnologia que identifica, via reconhecimento facial, a veracidade de quem está vistoriando e realiza a leitura de documentos e informações da placa.

Todo o processo é 100% digital, entregando o relatório detalhado em até 24h. Porém, na Infocar, a prevenção a fraudes e a excelência nas soluções fazem parte do nosso DNA. Por isso, com o objetivo de adicionar ainda mais segurança ao processo de vistoria, criamos a mesa de análise.

A mesa de análise é composta por um grupo de técnicos especialistas em vistoria  de veículos que analisam foto a foto, respondendo um questionário de pelo menos 7 itens por foto em nossa plataforma de validação, checando se o processo foi feito da maneira correta, entregando um relatório detalhado sobre todas as observações encontradas.

Com o parecer final dos técnicos, o relatório da vistoria de veículos fica ainda mais completo. Portanto, impossibilita fraudes ou erros para que sua análise seja ainda mais completa.

Contrate a vistoria de veículos da Infocar

As empresas utilizam a mesa de análise para ter um maior detalhamento na vistoria de veículos, como seguradoras, financeiras e consórcios, para negociações mais assertivas e seguras.

Podemos citar inúmeros benefícios da mesa de análise, mas sem dúvidas o maior é ter segurança na avaliação do veículo, evitando qualquer tipo de risco, tendo o respaldo de uma vistoria completa, com dados exclusivos da base Infocar como características técnicas e de histórico do carro.

Praticidade e agilidade são importantes na rotina de qualquer negócio. Garanta otimização em seu processo de vistoria e a melhor experiência para o seu cliente com Infovist + mesa de análise!