Conheça a consulta de leilão de motos

Por Infocar Tecnologia • 18 de outubro de 2022

O mercado de vendas de motos cresceu muito nos últimos anos. Isso por motivos como aumento dos preços de veículos, a elevação no valor do combustível, o aumento de consumo por meio de aplicativos e a geração de empregos para motoboys. Este novo cenário levou a uma procura maior por motocicletas novas e usadas, incluindo em leilão de motos. Entenda, neste artigo, o cenário atual e a importância da consulta de leilão.

 O cenário das motocicletas no Brasil

Segundo informações da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Motonetas (Abraciclo), a produção de motos em 2022 foi tanta que atingiu um recorde. O mês de agosto, inclusive, marcou o melhor resultado desde para o mês desde o ano de 2013.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, em entrevista concebida ao site Motonews Brasil, afirmou: “As fabricantes seguem operando conforme o planejado. Em agosto, tivemos um mês cheio de produção, que deverá refletir nas vendas no varejo em setembro”.

Imagem com um fundo preto e os dizeres: 25 milhões de motocicletas nas ruas do Brasil; 3 milhões da frota total de veículos do país; 22,3% da frota total de veículos do país

                           Cenário do setor de motocicletas no Brasil

O setor de motocicletas foi o único segmento de todo o setor automotivo a registrar alta na comparação entre agosto de 2022 e 2021, sendo o crescimento superior a 5%. No comparativo com agosto de 2021, o crescimento de 2022 foi de 15,45%, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Mas isso não quer dizer que o setor não sentiu o reajuste de preço de veículos. O valor médio das motocicletas subiu mais de 23% no acumulado em 2021, segundo dados da Fenabrave, favorecendo a procura de motos de leilão.

O estudo da Fenabrave aponta também que no acumulado até agosto do ano passado, o crescimento em vendas foi superior a 17% se comparado com o mesmo período de 2021. O setor emplacou mais de 118 mil motocicletas no último mês e no acumulado do ano de 2022 quase 865 mil.

Entenda como estão as vendas de motos

A Honda foi o fabricante com maior quantidade de motos vendidas no acumulado de 2022 e o modelo mais vendido foi a Honda CG, com participação de quase 70% no total de motos vendidas no Brasil. O reajuste de preços para o modelo foi de mais de 9% em comparação com janeiro desse mesmo ano.

Vale lembrar que a Honda CG é a moto favorita dos brasileiros, emplacando mais de 241 mil unidades até agosto desse ano.

Tabela com o comparativo de motos vendidas em 2022, demonstrando que a Honda/CG 160 foi a mais vendida

Ranking de emplacamento

O Sudeste foi a região que mais emplacou veículos, o equivalente a 38,8% do mercado. Em segundo lugar, está o Nordeste, com 29% do mercado. No acumulado do ano, as três primeiras posições se mantêm: Sudeste, Nordeste e Norte. O Sul ocupa a quarta posição e o Centro-Oeste a quinta.

Tabela com o ranking de emplacamento por regiões, com um comparativo entre janeiro e agosto

                                                         Ranking de emplacamento por regiões

Por que consultar se a moto é de leilão?

Considerando o aumento de motocicletas em circulação, a Infocar desenvolveu um estudo do mercado de leilões de motocicletas e constatou que mais de 32% de todo o volume de dados veiculares que circulam em nossos bancos são motos.

As motocicletas leiloadas possuem em média 14 anos de uso, mas isso não quer dizer que motos novas com menos de 1 ano de uso também não estão presentes em nosso banco de dados. Atualmente, possuímos quase 2 mil unidades cadastradas com menos de um ano de fabricação.

Usualmente, as motos leiloadas são originárias do Detran e companhias de trânsito ou são veículos apreendidos por infrações. Além disso, pode ser também por falta de regularização de débitos ou de seguradoras com veículos procedentes de roubos ou furtados dos seus segurados.

A maioria desses veículos possuem pequenos danos ou até mesmo estão em perfeito estado de conservação. Mesmo que a moto não tenha danos aparentes, os veículos podem sofrer uma depreciação no valor de venda de até 40%.

O mercado, em geral (bancos, financeiras, consórcios e seguradoras), ainda busca pouco por informações de motocicletas, no total de nossos clientes somente 5% buscam consultar essa base.

A aceitação de uma moto que passou por leilão em uma seguradora, consórcio, banco ou financeira pode gerar muito prejuízo para operação, se considerarmos que além da depreciação do valor podem existir problemas mecânicos e débitos pendentes além de itens de segurança que foram avariados.

É possível financiar uma moto de leilão?

As motos recuperadas de financiamento são os que apresentam as menores restrições para financiar, mas fica a critério do banco ou financeira aceitar o bem. Cada banco tem suas políticas e regras, alguns bancos têm por prática exigir uma entrada maior ou prazo menor para motos com passagem em leilão. Porém o mais importante para a instituição é conhecer a procedência e histórico da moto, uma vez que essas informações auxiliam na tomada de decisões de maneira rápida e simples. Para isso basta consultar a placa e a consulta informará detalhadamente as informações do leilão com score indicando o nível dos danos e pendências financeiras se houver.

É possível comprar uma moto de leilão com consórcio?

Para utilizar a carta de consórcio com uma moto de leilão a administradora de consórcio também possui suas restrições. O veículo deve se enquadrar nas exigências e uma das principais avaliações é o ano de fabricação da moto, em geral a aceitação é realizada somente para motos com menos de 3 anos de uso.

A administradora leva em consideração a avaliação da moto e considera a conservação, itens de segurança e tempo de uso. Para uma avaliação completa do bem, os consórcios têm utilizado o Infovist, a vistoria digital da Infocar que conta com um relatório com fotos, todo o histórico e situação real do veículo para garantir que a contemplação será realizada para um bem de acordo com as regras da administradora.

É possível fazer o seguro para uma motocicleta de leilão?

As seguradoras, em sua grande maioria, tendem a aceitar um veículo de leilão. No entanto, a tabela FIPE e a depreciação do bem leiloado normalmente são os parâmetros para a adequação do valor da indenização. O valor de seguros de veículos leiloados normalmente tende a ser superiores.

Para a seguradora o mais importante é identificar que essa moto tem origem de leilão e ajustar esses valores e evitar prejuízos.

Como saber se a moto é de leilão? 

A Infocar possui um banco de dados completo com informações da frota de motocicletas de todo o Brasil, incluindo se houve passagem por leilão. Em nosso relatório apontamos todos os dados dos veículos, disponibilizamos mais de 20 informações, incluindo técnicas, além de restrições, débitos, impedimentos, gravame e informações de leilões com score. Indicamos também a precificação da FIPE de acordo com o modelo correto com assertividade superior a 80%. Para ter acesso, basta informar a placa.