Carro clonado: como identificar e se proteger desse golpe?

Por Infocar Tecnologia • 26 de janeiro de 2024

Ao fazer uma negociação de veículo, seja compra, venda ou aceitação para troca, é preciso certificar que não se trata de um carro clonado, um golpe muito comum no mercado veicular. Entenda, neste artigo, como se proteger dessa fraude e evitar prejuízos financeiros. Além disso, saiba como a Infocar poderá ajudar a sua empresa.

O que é um carro clonado? 

Clonar um carro é um crime previsto no artigo 311 do Código Penal, é o ato de copiar as identificações de veículos legítimos e usar em veículos roubados ou falsificados. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) utiliza o sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV) para verificar se outra pessoa utilizou a combinação alfanumérica da PIV ou o Número de Identificação Veicular (VIN) em um veículo que não seja o original.

Existem diferentes maneiras de aplicar esse golpe, por exemplo, alterar o número do chassi, os sinais de identificação, componentes ou equipamentos para parecer o original. Além disso, os veículos podem ou não ter a mesma cor, marca, modelo e ano.

Como as locadoras podem combater a clonagem de veículos?

As locadoras de veículos têm implementado diversas medidas para evitar que os carros alugados sejam clonados. Por isso, exigem documentos de identificação, utilizando biometria facial para verificar a identidade do locatário antes de liberar um veículo para aluguel.

A utilização de técnicas avançadas de análise de dados pode proporcionar uma abordagem mais eficaz na prevenção e detecção de atividades fraudulentas. Com a análise de dados as locadoras podem identificar padrões anormais de aluguel, como frequência excessiva, locações em horários incomuns ou locações de longa distância em curtos períodos. Essas medidas têm auxiliado e diminuído os prejuízos com veículos clonados nas locadoras.

E se sua empresa comprar um carro clonado?

Existem riscos legais associados à compra de carros clonados, incluindo penalidades, multas e possível perda do veículo. Além disso, financeiramente, os prejuízos são altos e pode até sofrer ações judiciais e a possível perda do veículo clonado.

Para mitigar esses riscos é possível implementar procedimentos rigorosos de verificação de documentos e realizar verificações de histórico de veículos.

Quais verificações auxiliam na identificação de veículos clonados?

Histórico do veículo: a consulta de dados do veículo é importante para conseguir identificar as modificações feitas com base nas características e informações técnicas obtidas. Entre os dados disponíveis é possível saber, por exemplo, cor, marca, modelo, ano, se há registro de roubo e furto, entre outros. Desse modo, é possível saber se o carro é ou não clonado.

Comparação do número de chassi: verificação do número de chassi, presente em diferentes partes do veículo, como no vidro e no motor. Em caso de avaliação presencial, é preciso ficar atento a esses e outros indicadores como rasuras, números faltando ou diferença entre as sequências.

Verificação da documentação: além de adulterar as informações do carro, os golpistas também podem utilizar documentações falsas. Verifique se há sinais de adulteração nos documentos, como rasuras ou erros de digitação, a utilização de vistorias digitais com biometria facial que são recursos simples podem ajudar na validação.

Não negocie sem informações! A Infocar tem diversas soluções para auxiliar a sua empresa a evitar cair em golpes, conhecendo melhor o veículo. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais.

Se quiser saber o histórico de um automóvel pontualmente, também temos a solução ideal para você: consulte com o Inforisco.