A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, é a denominação da fase em que estamos vivendo atualmente, impactando setores como o automotivo, marcada por inovação, sistemas inteligentes e automatização de processos. Esse, portanto, é o período da digitalização das atividades industriais através de diferentes recursos.
A indústria automotiva está acompanhando essa mudança, adaptando-se às tecnologias e ao digital. Hoje, carros conectados e autônomos já são uma realidade, a produção de dados está cada vez maior e a inteligência artificial pode ser utilizada para diferentes etapas.
Entenda, neste artigo, como o mercado automotivo está sendo impactado por essa nova era.
O que é a Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 tem como pilares a rede e a internet. Trata-se, portanto, não de uma tecnologia em específico ou um modelo de negócio e sim uma abordagem que busca resultados por meio de inovações e tecnologias digitais, com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e flexibilizar as operações industriais.
Essa revolução foi impulsada pelos avanços em áreas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Big Data, robótica, computação em nuvem e automação. Com esses recursos, agora é possível coletar e analisar grandes quantidades de dados em tempo real, estabelecer a comunicação entre diferentes máquinas e sistemas e tomar decisões mais precisas e assertivas. Esse cenário resultou em grandes avanços e mudanças no mercado automotivo.
A Indústria 4.0 também é chamada de Quarta Revolução Industrial, pois foi comparado aos outros três momentos que fizeram a indústria, inclusive o mercado automotivo, avançar significativamente ao longo dos anos:
- Primeira revolução industrial: Iniciou no final do século XVIII, na Grã-Bretanha, e resultou na produção em massa e uso das máquinas.
- Segunda revolução industrial: Ocorreu um século após a primeira, introduzindo linhas de montagem, uso do petróleo, gás e energia elétrica, além de avanços em relação à comunicação e automação de processos de manufatura.
- Terceira revolução industrial: marcada pelo acréscimo dos computadores, telecomunicações avançadas e análise de dados.
Como a Indústria 4.0 afetou o mercado automotivo?
A indústria automotiva é conhecida por acompanhar as revoluções industriais, sendo marcada, por exemplo, pelas mudanças implementadas por Henry Ford e hoje ela continua adaptando-se com facilidade, em busca de mais agilidade e eficiência em toda a cadeira produtiva.
De acordo com a pesquisa Sondagem Especial Indústria 4.0, realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a indústria automotiva destacou-se pelo acréscimo de 16 novas tecnologias em seus processos. Além de melhorias na produção, também permitiram o cumprimento de exigências regulatórias e de sustentabilidade.
Conheça os impactos da indústria 4.0 no mercado automotivo
- Projeto de veículos: uso tecnologias avançadas para simulação e modelagem 3d, criação de protótipos virtuais e integração com sistemas de realidade virtual e aumentada. Além disso, veículos autônomos e elétricos estão sendo projetados, testados e, posteriormente, vendidos.
- Fabricação automotiva: promoção de automação e conectividade nos processos de produção da indústria automotiva. Os sistemas agora são ciberfísicos, ou seja, as máquinas, equipamentos e sistemas se comunicam entre si.
- Internet das Coisas: a Indústria 4.0 possibilitou o acréscimo de sensores inteligentes integrados aos veículos, permitindo a coleta de dados em tempo real sobre desempenho, condições de uso e manutenção. Com os dados, é possível ter informações para analisar melhorias possíveis de segurança, fazer otimizações, como do consumo de combustível, e prevenir falhas.
- Conectividade: os veículos inteligentes podem ser facilmente pareados com celulares, sistemas e assistentes remotos para automatização, personalização e monitoramento. De acordo com a Business Insider Intelligence, teremos 77 milhões de carros conectados até 2025.
- Inteligência Artificial: uso de máquinas e algoritmos para tomar decisões, ter mais eficiência e agilidade.
- Big Data: com o aumento da conectividade e do uso das redes, mais dados são produzidos a cada dia. Saber como utilizá-los pode, inclusive, evitar fraudes.
A Infocar está preparada para o futuro!
A Infocar está presente no mercado automotivo há mais de 20 anos, atendendo diferentes segmentos, como seguradoras, consórcios, bancos, financeiras, concessionárias, vistorias veiculares, entre outros. Estamos sempre nos mantendo atualizados, acompanhando as inovações da Indústria 4.0 e prontos para atender as novas demandas do setor.
Conte com os nossos especialistas para entender mais sobre as novas possibilidades, além de conhecer as nossas soluções. Entre em contato e saiba como podemos ajudar a sua empresa!