Como a vistoria digital tem trazido mais segurança e agilidade através de IA?

Por Infocar Tecnologia • 13 de junho de 2024 

A transformação digital tem revolucionado diversos setores e o mercado automotivo não é exceção. Podemos ver isso com a vistoria digital,  que impulsionada por tecnologias de inteligência artificial (IA), tem trazido avanços significativos em termos de segurança e eficiência. 

Afinal, a vistoria de veículos é um procedimento essencial para garantir a autenticidade da documentação, verificar possíveis adulterações e checar as condições de circulação do veículo. Antigamente, esse processo era burocrático e demorado, mas hoje, graças à vistoria digital, é possível realizá-lo de forma 100% digital, trazendo benefícios significativos para empresas e clientes.

Vistoria Veicular Digital: Como Funciona?

A vistoria veicular digital é um processo moderno e simplificado para a inspeção de veículos, que pode ser realizado totalmente online. Por isso, ela tem servindo para diversos fins, oferecendo uma maneira prática e eficiente de verificar o estado e a documentação de um veículo. Os principais objetivos são:

  • Verificação da Integridade do Veículo;
  • Transferência de Propriedade;
  • Renovação de Seguro.

O Infovist, aplicativo de vistorias desenvolvido pela Infocar, utiliza inteligência artificial, reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e cruzamento de dados para otimizar o processo de vistoria. Veja como fazer vistoria do veículo passo a passo:

1. Personalização do Infovist

Você pode personalizar o Infovist de acordo com suas necessidades, definindo o número de fotos, ângulos e outros detalhes. 

A partir disso, o seu cliente recebe um link via Whatsapp para iniciar a vistoria diretamente no navegador do celular, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo.

2.Reconhecimento Facial e Vistoria Guiada

Logo após receber, o cliente faz o reconhecimento através de biometria facial e inicia a vistoria digital, que é totalmente guiada conforme a personalização. Isso porque, o Infovist mostra as fotos necessárias e os ângulos corretos, garantindo consistência e precisão.

3.Verificação de Inconsistências

Após a vistoria, nossa tecnologia realiza o cruzamento de dados e verifica possíveis inconsistências nas fotos. Se houver divergências, o cliente é solicitado a refazer as fotos.

4. Mesa de Análise: Avaliação Precisa do Carro

Caso as inconsistências persistam, entra em ação a mesa de análise, você pode contar com a avaliação de peritos que realizam uma segunda verificação de inconsistências encontradas na vistoria. Sendo assim, os nossos peritos, com formação em avaliação técnica de veículos, farão uma análise detalhada de todas as fotos realizadas e da documentação. 

A Revolução da Vistoria Digital no Mercado Automotivo

Segundo uma entrevista recente divulgada  pelo CQCS com a nossa diretora de operações, Viviane Nathalia, ela aponta como a vistoria digital tem impactado positivamente vários setores do mercado automotivo, trazendo mais precisão e rapidez nas inspeções.

A adoção da vistoria digital pode reduzir o tempo de inspeção em até 50%. Isto é, esse dado destaca a importância dessa tecnologia para o setor automotivo, oferecendo uma solução rápida e confiável para todos os envolvidos.

A Infocar traz o Infovist para o mercado, uma solução completa para vistorias veiculares. Combinando tecnologia de ponta, inteligência artificial e análise precisa, ele oferece segurança, agilidade e confiabilidade. Além disso, ele conta com uma consulta veicular completa.

Com soluções como o Infovist, as empresas podem usufruir de uma tecnologia avançada que garante eficiência, precisão e mais segurança. Isto é, com a adoção dessa tecnologia é possível combater possíveis golpes e fraudes, podendo identificar fraudes ideológicas a partir da IA, averiguamos carros dublês, carros com débitos e restrições, entre outros.  

Redução de Fraudes com a Vistoria Digital

Como podemos ver, a vistoria digital tem se mostrado uma ferramenta poderosa no setor automotivo e tem se destacado na redução de fraudes no mercado, principalmente na compra e venda de veículos usados e na concessão de seguros. 

Uma matéria publicada pelo Portal do Trânsito, informou que cerca de 38% das vistorias digitais feitas no estado do Espírito Santo foram recusadas por erro humano na realização do serviço ou suspeita de fraude. 

Veja abaixo alguns dos fatores analisados durante este processo, que podem ser um ponto decisivo no combate à fraude. 

1. Verificação em Tempo Real

A implementação de inteligência artificial (IA) nas vistorias digitais permite a verificação instantânea de informações em bases de dados confiáveis. Assim, é reduzido significativamente o risco de aceitação de documentos falsificados ou manipulados, garantindo que apenas informações autênticas sejam processadas.

2. Detecção de Danos

A IA do Infovist é projetada para detectar danos em veículos com uma precisão notável. Utilizando algoritmos avançados, a plataforma pode identificar desde os menores arranhões até danos mais significativos que podem afetar a estrutura e a segurança do veículo. Dessa forma, a capacidade de detecção detalhada assegura que nenhum problema passe despercebido, permitindo avaliações mais confiáveis e completas

3. Transparência e Registro Detalhado

A digitalização do processo de vistoria cria um registro detalhado e transparente de todas as inspeções realizadas. Armazenados de maneira segura e podendo auditar a qualquer momento, os registros aumentam a transparência e dificultando a manipulação de informações. Isso é particularmente útil para seguradoras que precisam verificar a condição do veículo no momento da contratação do seguro, ou lojistas que estão em negociação para compra do veículo.

4. Prevenção de Golpes na Compra de Carros Usados

Estados e empresas estão investindo em tecnologia para minimizar fraudes durante a vistoria veicular. A utilização de IA ajuda a verificar a autenticidade dos documentos e a condição real dos veículos, impedindo que compradores caiam em golpes comuns, como a ocultação de danos anteriores e até mesmo a clonagem do veículo.

Sendo assim, a redução de fraudes através da vistoria digital protege os consumidores, e também melhora a confiança no mercado automotivo, criando um ambiente mais seguro e justo para todos os participantes.

Se sua empresa busca otimizar processos, ter mais segurança e garantir a satisfação dos clientes, o Infovist é a escolha certa. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais.