Entenda qual o cenário das fraudes nas seguradoras

Por Infocar Tecnologia • 29 de janeiro de 2024 

Os sistemas contra fraudes nas seguradoras são essenciais para evitar prejuízos financeiros e garantir a credibilidade. Composto por um conjunto de soluções e aplicações, as ações antifraudes têm o objetivo de aumentar a proteção contra tentativas fraudulentas e analisar as informações obtidas para traçar padrões, utilizando critérios para identificação de atividades suspeitas.  

Neste artigo, compreenda qual é o cenário atual e descubra algumas medidas antifraudes para aplicar no seu negócio.  

Fraudes ao redor do mundo: Qual o cenário atual?

No Brasil, de acordo com o artigo 171 do Código Penal Brasileiro, as fraudes de seguros são crimes. Portanto, os indivíduos que a cometam estão sujeitos às penalidades previstas. Nesse cenário, para assegurar a fiscalização e controlar as atividades, existe a Susep (Superintendência de Seguros Privados).  

Contudo, dentre as contratações realizadas no país, 15% apresentam irregularidades, segundo dados da FIDES (Federação Interamericana de Empresas e Seguros). A pesquisa demonstrou, também, que a América Latina perde U$ 50 bilhões com as ocorrências em todo território. Há um destaque negativo para a Argentina, pois o país tem uma média de 45% dos seguros contratados considerado como irregular.  

Ainda, a pesquisa da 20º Ciclo do SQF, realizada pela CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras), apontou que no primeiro semestre de 2022, 11,4% dos sinistros gerados no país foram considerados suspeitos. Destes, 15,7% eram fraudes, gerando um prejuízo de R$ 460 milhões.  

Estes dados demonstram a crescente urgência de aplicar ações antifraudes para tornar o mercado mais seguro e evitar tantas perdas financeiras.  

Indício de fraudes nas seguradoras: como identificar?  

Quanto mais cedo descobrir as tentativas, as medidas antifraudes serão mais eficazes e mitigarão os efeitos negativos. Portanto, é essencial que o seu negócio esteja atento e preparado para agir frente a situações que se repetem, por exemplo:  

  • Apresentação incompleta da documentação;  
  • Contas de e-mail com pouco tempo de uso;  
  • Uso de informações falsas, como documentação, renda ou endereço;  
  • Endereços de IP conhecidos por serem de fraudadores.  

Além disso, as seguradoras também devem se atentar às simulações de acidentes ou perda do veículo; falsificação ou adulteração de declaração de valor do bem ou uso de dados incorreto sobre o acontecimento. Essas ações têm o objetivo de gerar um ressarcimento maior para o segurado. 

Quais ações podem ser aplicadas para combater fraudes nas seguradoras?  

É possível fazer o cruzamento de diferentes ações antifraudes para garantir mais segurança durante todos os processos de uma seguradora, sendo algumas delas:  

Verificação de dados cadastrais: Etapa em que é preciso fazer uma análise minuciosa de todas as informações concedidas pelo contratante ou por quem está fazendo a abertura do sinistro Por meio de tecnologias, uso de inteligência artificial e a manutenção de um banco de dados atualizado, é possível verificar as informações de um indivíduo de maneira rápida e eficiente.  

Verificação de dados do veículos: Fazer esse procedimento é essencial para garantir que a cobertura do veículo seja baseada na precificação e condições reais do bem, evitando aqueles que apresentam qualquer informação fraudulenta ou apresentem problemas que impeçam o seguro.  

Uso de OCR para verificação de documentos: O OCR é uma tecnologia usada para identificar textos de imagem, ou seja, uma leitura de documentos feita de maneira automatizada, garantindo segurança por identificar inconsistências e falsificações. 

Métodos de autenticação do usuário: Uma das medidas que estão sendo implementadas é o uso de biometria facial, uma vez que permite o mapeamento de características físicas e a comparação com a foto enviada na documentação.  

Análise de perfil e do comportamento do usuário: Este processo está relacionado com a coleta, monitoramento, verificação e validação dos dados e atividades da pessoa. Em um contexto cada vez mais digital, é essencial que as empresas saibam com quem estão negociando. Traça-se um perfil fraudador com o cruzamento entre informações do banco de dados e fraudes já ocorridas, por exemplo. 

Vistoria veicular digital: As vistorias digitais podem ser grandes aliadas das seguradoras para evitar fraudes, pois, de maneira segura e fácil, pode ser utilizada para comprovar o estado de conservação e de danos do bem, durante todo o tempo do seguro. Saiba mais.

Como escolher as ações antifraudes para seguradoras?

Combinar diferentes tecnologias é uma das maneiras mais eficazes de combater as tentativas de fraudes, uma vez que elas possibilitarão uma proteção maior. No entanto, para saber exatamente como aplicá-las de forma adaptada para as necessidades específicas do seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas. A Infocar possui equipes preparadas para implementar e integrar as suas soluções com a sua seguradora que poderão te indicar as melhores possibilidades. 

 

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