Infocar Ver menu
Preço, indenização, detalhes das coberturas e mais para o público PCD
20 dezembro 2019

Preço, indenização, detalhes das coberturas e mais para o público PCD

Pela lei, pessoas com deficiência (PCD), tem o direito de comprar carros com a isenção de determinados impostos, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que é válida apenas para carros com valor até 70 mil, IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Só em 2018, cerca de 13% do público PCD adquiriram carros, segundo o Abridef, Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida. Com alta procura por veículos, entre em cena o mercado de seguro. Saiba agora quais as condições especiais que o público PDC possui, dentre elas regras da indenização, preços e detalhes das coberturas oferecidas:

Quais são as regras especiais do seguro para o PCD?

Caso ocorra um sinistro de indenização integral, que é roubo ou furto sem recuperação, ou até mesmo perda total, as diversas formas à serem pagas, são:

– Pagamento da indenização de 100% do valor do veículo na Tabela Fipe e quitação dos impostos feitas pela própria seguradora, mediante a inclusão de cláusula de cobertura especial ou não.
– Indenização de 100% do valor que consta na Tabela FIPE, mas somente após a quitação dos impostos e apresentação dos comprovantes de pagamento por conta do segurado.
– Pagamento de indenização entre 65 e 80% da Tabela FIPE, de acordo com a escolha do segurado – previsto na apólice – com o segurado sendo responsável pelo recolhimento dos impostos.
– Indenização de 100% da FIPE, porém, a seguradora desconta os impostos que ainda não estão quitados.

Quais são os detalhes das coberturas?

É importante o PCD antes de contratar o seguro com isenções de impostos, se atente nos detalhes das coberturas. Se carro tem algum tipo de adaptações, se houver algum dano, e buscar uma seguradora que cobre também esses detalhes que uma pessoa com deficiência precisa.

Preços de seguros

De acordo com algumas pesquisas, há seguradores com a isenção de impostos que paga 100% da tabela FIPE, e também arca com a quitação de impostos, e a de uma companhia que indeniza 80% da FIPE, porém os impostos ficam por conta do segurado.

Em uma simulação, a indenização de 100% FIPE fica em torno de 1.900,00, enquanto na companhia que indeniza apenas 80% da FIPE, fica em 1.663,00.

De forma geral, para todos os públicos, é importante ter um seguro. Mesmo que você use a direção defensiva como modo de condução, ninguém está livre de passar por imprevistos no dia a dia no trânsito, por exemplo.