Infocar Ver menu
Fake News: Denatran desmente possível multa aplicada para quem dirigir sem máscara
20 maio 2020

Fake News: Denatran desmente possível multa aplicada para quem dirigir sem máscara

Há alguns dias atrás foi espalhada nas redes sociais, uma mensagem que informava sobre uma multa, que seria aplicada se fosse identificado o não uso da máscara enquanto dirige.

Mas segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), essa possibilidade está fora de cogitação no Brasil.

Em nota oficial do Denatran, vinculado ao Ministério da Infraestrutura informa: “Não existe previsão legal para multa e perda de pontos na carteira de motorista no Código de Trânsito Brasileiro para esta situação, nem a partir de nenhuma regulamentação do Denatran ou deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta o Código de Trânsito Brasileiro”.

Na mensagem que circulava pela internet, constava que a Guarda Municipal e a Polícia Militar estavam multando quem estava dirigindo sem máscara, e que a infração levava a perda de 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$128.

O uso de máscaras se tornou obrigatório para conter o contágio da corona vírus, principalmente para motoristas de táxis e de aplicativo e que de forma prática foram orientados a não aceitar o embarque de passageiros que não estejam devidamente protegidos, com o uso da máscara.

Para motoristas comuns, vale lembrar que é necessário o bom senso e prudência para o uso de máscaras caso você esteja com outro passageiro dentro do carro que não more na mesma casa, mesmo que o não uso não resulte em multa.

Todos nós precisamos nos prevenir!

Fonte: G1