A indústria automotiva está passando por uma transformação sem precedentes. Além disso, com os carros cada vez mais hiperconectados, as seguradoras precisam se reinventar para acompanhar as novas demandas.
Por isso, todos os anos surgem previsões sobre o que vem pela frente. Assim, você irá conferir neste artigo as 4 tendências para o futuro das seguradoras, que podem ajudar sua empresa a se manter competitiva, atualizada e preparada para conquistar clientes no mercado atual.
O que esperar das tendências no mercado de seguros?
Nos últimos anos, a expressão “transformação digital” tem dominado as discussões no setor. De fato, ela engloba mudanças profundas nos processos internos e no desenvolvimento de soluções. Além disso, entre as inovações que já estão transformando a experiência do cliente, podemos destacar:
- Insurtechs
- Internet das Coisas (IoT)
- Big Data
- Contratação de serviços online
Atualmente, aplicativos, chatbots e cotações digitais personalizadas com base em algoritmos e cruzamento de dados se tornaram investimentos prioritários. Sendo assim, o mercado caminha para uma digitalização cada vez mais avançada, com soluções inteligentes, personalizadas e eficientes — desde a cotação até o pós-venda.
4 Tendências para o Futuro das Seguradoras
Uso de dados para personalização
Segundo o relatório da NTT DATA “Dados em Toda a Cadeia de Valor do Setor de Seguros”, a Inteligência Artificial, quando combinada ao uso de dados, será a principal estratégia das seguradoras nos próximos anos. Além disso, essas tecnologias permitem:
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Melhorar a gestão de riscos
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Agilizar cotações e cálculo de prêmios
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Personalizar o atendimento
Portanto, uma análise inteligente de dados gera insights valiosos, além de possibilitar vendas mais direcionadas e reduzir significativamente a exposição a riscos.
Integração omnicanal
A estratégia omnicanal (ou omnicalidade) busca integrar todos os pontos de contato com o cliente — online e offline.
Isso significa que a contratação de um seguro deve ser rápida, simples e digital, sem abrir mão do papel estratégico do corretor para casos mais complexos.
Estudos apontam que, em breve, as seguradoras devem concentrar esforços na venda digital, enquanto os corretores se dedicarão a soluções de maior complexidade.
Expansão das insurtechs
O Brasil é líder em insurtechs na América Latina. De fato, até meados de 2025, o país contava com 203 insurtechs, as quais foram responsáveis por 74% dos investimentos regionais, somando, assim, cerca de US$ 89 milhões no primeiro semestre.
Destaques de aportes no setor em 2025:
- Azos – R$ 170 milhões (Série B)
- Alice – R$ 127 milhões (Série C – extensão)
- Justos – R$ 92 milhões (rodada bridge – seguro auto com telemetria)
- Split Risk – R$ 50 milhões (Private Equity – Insurance-as-a-Service)
- Brick e PicSel – R$ 5 milhões cada (Seed – IA em subscrição/fraude e seguro agrícola)
Esses números mostram que o mercado está em expansão, com forte foco em tecnologia e eficiência.
Tecnologia para garantir segurança
A Fortinet registrou 315 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil no primeiro semestre de 2025 — portanto, mais de 80% de todas as investidas na América Latina.
Além disso, o relatório global do FortiGuard Labs aponta que os criminosos estão usando automação e IA para identificar vulnerabilidades, e as varreduras aumentaram 16,7% globalmente em 2024.
Dessa forma, a recomendação é clara: adotar uma defesa orientada por inteligência, com IA, Zero Trust e monitoramento contínuo, é fundamental para proteger dados e operações.
Como as seguradoras podem se preparar?
Tendências levam tempo para se firmar; portanto, são observadas e construídas ao longo de anos. Dessa forma, sua empresa deve:
- Manter proximidade com o consumidor, observando comportamentos e necessidades.
- Apostar na personalização baseada em dados, como análises veiculares e vistoria digital — soluções que empresas como a Infocar oferecem.
- Fortalecer a segurança digital com tecnologia avançada, evitando fraudes e riscos cibernéticos.
Além disso, se quiser saber como a Infocar pode ajudar com tratamento, higienização e enriquecimento de dados veiculares, basta entrar em contato!
FAQ – Perguntas rápidas
- O que é uma insurtech?
Startups que usam tecnologia para inovar e agilizar o mercado de seguros. - Como a personalização melhora o seguro?
Permite criar cotações mais precisas e experiências sob medida. - O que é omnicanalidade no seguro?
Integração dos canais online e offline para um atendimento fluido. - Qual a importância da análise de dados?
Aumenta a eficiência, reduz riscos e melhora decisões estratégicas. - Como proteger dados de segurados?
Com IA, Zero Trust e monitoramento contínuo contra ameaças. - O mercado de insurtechs está crescendo?
Sim, com aportes milionários e expansão constante no Brasil. - Segurança digital é realmente urgente?
Sim, os ataques cibernéticos estão em alta e cada vez mais sofisticados. - Como acompanhar as tendências?
Monitorando o setor e investindo em inovação contínua. - A digitalização é inevitável no seguro?
Sim, ela já está moldando todo o processo de contratação e atendimento. - A Infocar pode ajudar minha seguradora?
Sim, oferecendo tecnologia e dados para personalização e segurança.