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três pessoas realizando a contratação de um seguro

O que os consumidores buscam em uma seguradora?

O comportamento do consumidor está em constante mudança, a tecnologia é uma das maiores impulsionadoras das mudanças nos últimos anos, fazendo com que as empresas precisem se reinventar constantemente para atender às novas demandas.

 

A digitalização dos processos obriga até os setores mais tradicionais a se adaptar e inovar para atrair novos clientes e fidelizar os que já são da base. Com as seguradoras, não foi diferente. 

 

Com a pandemia de COVID-19, o mercado segurador enfrentou grandes mudanças, principalmente para cobertura de automóveis: com o preço dos carros novos subindo, os seminovos e usados passaram a crescer como opção dos brasileiros, e assim o cuidado na avaliação precisou ser ainda mais minucioso. 

 

A queda na contratação de seguro auto em 2020 fez com as seguradoras precisassem diminuir os preços dos prêmios, fazendo coberturas mais enxutas. Porém, em 2021 esse cenário já começou a apresentar números mais otimistas, nos 5 primeiros meses o crescimento já era de 41,1% em relação ao ano anterior. 

 

Mas o que é buscado em uma seguradora? O que ela precisa para se destacar? Como oferecer a melhor experiência ao cliente? Confira em nosso artigo!

Quais são as principais demandas?

Com o acesso facilitado a serviços e contratações por meio de sites e aplicativos, o consumidor tornou-se mais exigente quanto à qualidade da solução e também do atendimento. Produtos cada vez mais personalizados, que resolvem as dores de maneira prática são essenciais nesse momento da virada de chave. 

 

O crescimento das insurtechs no país mostra como as seguradoras conseguem dominar a tecnologia e escalar rapidamente seus negócios tendo uma boa aceitação do público. Atualmente, o Brasil é líder em número de insurtechs na América Latina, são 129 empresas, que representam 32% do total do continente. 

 

Ao que tudo indica, a tecnologia estará cada vez mais presente dentro da rotina das seguradoras, sendo utilizada para estruturar fluxos, prever fraudes e criar novos produtos. Entenda algumas das principais demandas trazidas pelos consumidores de seguros.

 

  • Omincalidade

Especialistas alertam que 60% dos brasileiros passaram a consumir de maneira híbrida, ou seja, pelo digital e pelos pontos físicos. Os canais de contato precisam ser integrados e conectados para fornecer uma experiência consistente e estável aos consumidores. 

 

  • Foco na experiência do cliente

Desburocratização é a palavra que deve definir a experiência do cliente. Desburocratizar processos, contratações e o acesso à seguradora impacta diretamente no resultado em números. Estudos mostram que 50% dos consumidores de seguro costumam comprar com mais frequência após uma boa experiência. 

 

  • Soluções personalizadas

Fornecer soluções personalizadas está dentro da experiência do cliente, mas também oferece a possibilidade de redução de custos ao entender exatamente quem é o consumidor e o que ele precisa, oferecendo as coberturas completas para evitar que haja gastos desnecessários. 

 

Para as seguradoras, o cenário atual pós-pandemia ainda é de muita instabilidade, mas o setor permanece otimista com as possibilidades que a tecnologia pode trazer para inovação. Especialistas indicam que haverá uma pressão cada vez maior por produtos que acompanhem as mudanças da sociedade, e o cuidado sobre os itens citados acima deve ser redobrado.

Saiba como preparar sua seguradora para as mudanças do mercado

Toda transformação vem acompanhada de dúvidas: as mudanças vieram para ficar ou serão passageiras? Ao que tudo indica, estarão cada vez mais consolidadas.

 

Identificar dores e antecipar demandas são duas habilidades extremamente necessárias para atender às novas exigências do consumidor para garantir sucesso e potencializar resultados.  

 

Na Infocar, trabalhamos há mais de 20 anos com soluções que são focadas no aumento da rentabilidade financeira e prevenção a fraudes nas seguradoras. Nossos produtos trazem agilidade para a rotina de times, garantindo também agilidade na sua cotação e consequentemente satisfação do cliente, segurança nas informações com nossa base de dados altamente robusta, uso de inteligência artificial, cruzamento de dados e reconhecimento facial para realização de vistoria veicular totalmente prática. 

 

A proximidade com os clientes permite que a Infocar consiga construir produtos personalizados de acordo com cada necessidade e desenvolver novos completamente inovadores com nossa tecnologia exclusiva. Entre em contato conosco e saiba como podemos transformar a experiência do cliente na sua empresa!

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