Jornada de compra do cliente: como impacta sua revenda?

Por Infocar Tecnologia • 26 de janeiro de 2024 

A jornada de compra do cliente deve ser um ponto de atenção para a sua revenda de veículos. Por meio dela, é possível conhecer melhor o perfil do consumidor, melhorar a experiência e evitar perdas de vendas. Neste artigo, entenda a importância e saiba como melhorar o processo na sua empresa.  

O que é a jornada de compra do cliente?  

Jornada de compra é o caminho percorrido pelo cliente entre o desejo e a compra do produto ou serviço. Ela é feita de diferentes etapas: a pessoa interessada pesquisa, avalia opções e toma decisões. O processo de cada momento depende da oferta da empresa e de preferências individuais. No entanto, existem alguns passos padrões: 

  • Descoberta: Momento da identificação do problema ou de uma necessidade que deverá ser atendida. 
  • Pesquisa: O cliente começa a buscar informações para entender melhor a sua necessidade e avaliar possíveis soluções. Para isso, utiliza principalmente a pesquisa online, leitura de avaliações, conversas com conhecidos e recorrer a outras fontes que sejam confiáveis.  
  • Consideração: Com base na pesquisa inicial, o cliente começa a avaliar as diferentes opções disponíveis para resolver seu problema. Essa etapa inclui a comparação de produtos, serviços, preços, recursos e benefícios. 
  • Decisão: O cliente decide qual produto ou serviço atende melhor às suas necessidades e está pronto para tomar uma decisão de compra. Isso pode envolver a escolha do fornecedor, a negociação de termos e condições, e, por fim, a efetuação da compra.  

Como o digital afetou a jornada de compra do cliente? 

O uso da internet teve um grande impacto na maneira como as pessoas compram carros em revendedoras. De acordo com um relatório da GearShift TNS Kantar, 90% das pessoas pesquisam antes da decisão da compra de um carro na internet. Ou seja, antes mesmo de pisar na loja, o consumidor já tem bem definido o que deseja e as suas expectativas. Entende-se, assim, que o ambiente online é relevante no processo, por isso as revendas que trabalham bem na sua presença digital, por meio da criação de sites, conteúdos para redes sociais e anúncios em diferentes plataformas, se destacam. 

O digital também acelerou processos. Agora, existem revendas que oferecem test drives virtuais, permitindo que os clientes experimentem os carros antes de uma visita presencial. Além disso, ficou mais fácil lidar com coisas como o financiamento, já que muitas lojas têm opções e calculadoras online, tornando o processo todo muito mais prático.

Transferência de veículos pode ser digital

O foco na compra de carros pela internet não é algo exclusivo das revendedoras, é uma tendência geral do mercado! Em maio de 2023, aconteceram 207 mil vendas de carros usando a Venda Digital, uma parte da Carteira Digital de Trânsito que foi lançada em 2022. Com essa funcionalidade, é possível comprar um carro sem ter que lidar com papéis, como reconhecimento de firma ou contratos. Por isso, tudo o que precisa fazer é assinar digitalmente e usar sua biometria facial para evitar fraudes.

É possível, também, fazer a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador. Com isso, após aprovação do Detran, é realizada a comunicação de venda de maneira automática pelo aplicativo CDT.

Como sua revenda de veículos pode usar os recursos digitais? 

Incluir processos feitos no digital é uma forma de destacar a sua revenda de veículos e melhorar a jornada de compra do seu cliente. Portanto, sua empresa terá mais vendas e reconhecimento. Conheça algumas soluções:

  • Precificação de veículos

A Infocar tem um produto chamado Codificador FIPE que irá ajudar a sua revenda a precificar corretamente! Atualmente, conta com uma precisão 1:1 em 80% dos veículos examinados. Além disso, possuem um grande banco de dados, que une diferentes fontes para disponibilizar informações de acordo com o modelo do automóvel. Isso faz com que seja mais fácil preencher os dados do veículo sem cometer erros. Saiba mais sobre o produto. 

  • Vistoria veicular digital

Antigamente, fazer a vistoria de um veículo era burocrático e demorado. A falta de padrão e o custo eram problemas para as revendas de veículos. Mas agora o processo pode ser feito de maneira 100% digital! Com esse novo modelo, há mais agilidade, precisão e economia para a sua revenda de veículos. Com o Infovist, a vistoria veicular digital da Infocar, é possível vistoriar um veículo em até 6 minutos. A sua empresa tem acesso, também, a mais segurança através de recursos como o reconhecimento facial e a validação de documentos. Conheça o produto. 

  • Histórico do veículo

Conhecer bem o histórico do veículo é uma parte importante do processo de melhorar a jornada de compra do sue cliente. Isso ocorre, porque um dos fatores que afetam a venda é a informação. Lembre-se: o cliente atual já chega na sua loja com as suas próprias pesquisas feitas, é preciso que os funcionários estejam bem preparados sabendo os dados do veículo e sabendo justificar a precificação!

Portanto, esse conhecimento é essencial para verificar questões como: passagem por leilão ou remarketing automotivo, histórico de roubo e furto, gravame, débitos e restrições.

Conte com a Infocar para melhorar a jornada do cliente

O digital já é uma realidade bem estabelecida. É preciso trabalhar para que os processos da sua revenda de veículos acompanhem o momento e às expectativas do cliente. Para se adaptar ao processo, conte com a Infocar! Nossos especialistas estão preparados para tirar as suas dúvidas e apresentar os nossos produtos.