fbpx

Infocar

Blog

Decodificador de Chassi e Codificador FIPE: qual a diferença?

 A identificação das características de um veículo pode acontecer de várias formas, e o decodificador de chassi é uma das mais conhecidas, funcionando como um “RG” do carro. 

 

Mas, atualmente, o mercado pede soluções mais completas que entregam além de apenas informações técnicas, e, a partir do entendimento dessa necessidade, a Infocar criou o Codificador FIPE. Entenda quais são as principais diferenças entre este produto e o decodificador de chassi.

Antes de tudo, entenda o que é um Decodificador de Chassi

Ao sair da fábrica, todo carro vem com um número com 17 caracteres de números e letras, cada caractere tem um significado como região geográfica, fabricante, país de origem, ano do modelo, modelo do carro, entre outros.

 

 O Brasil segue o padrão internacional dessa identificação, que existe desde 1981 recomendada pela Resolução 4030 da ISO. 

 

 Traduzir, ou decodificar, essa sequência alfanumérica significa interpretar dados relevantes do veículo e saber se o carro já teve o chassi adulterado, sofreu qualquer tipo de fraude, adulteração de combustível e muitas outras informações.

Como o Codificador FIPE foi criado

 O decodificador de chassi já é muito conhecido e utilizado no mercado de informações veiculares, sabendo disso, a Infocar entendeu que empresas precisam de dados mais completos e detalhados para definir seu processo de tomada de decisão. 

 

 O Codificador FIPE é um produto que além da interpretação do chassi, traz a precificação do veículo de acordo com as tabelas FIPE/Molicar em um alto índice de assertividade, e o autocomplete, que agiliza a rotina de qualquer equipe com preenchimento automático de todas as informações do veículo com apenas o número da placa ou chassi.

Quais são as diferenças entre decodificador de chassi e Codificador FIPE?

Apesar da semelhança na aplicação, o Codificador FIPE é bem diferente do decodificador de chassi, listamos abaixo a aplicação dos dois para entender melhor como se diferenciam.

 

Decodificador de chassi 

  • Identifica todas as informações relevantes do veículo através da decodificação da sequência alfanumérica do chassi.

  • É importante para evitar fraudes durante a negociação. 

Codificador FIPE

  • Realiza a identificação correta do veículo com apenas a placa do carro ou número do chassi.

  • Traz o valor nas tabelas FIPE/Molicar. 

  • Realiza o preenchimento automático das informações, diminuindo erros por preenchimento manual. 

  • Auxilia na precificação correta do veículo.

 

 Podemos chamar o Codificador de uma atualização com muitos benefícios, é um produto que além de trazer dados relevantes, agiliza a rotina de times e diminui consideravelmente problemas que podem ocorrer ao preencher informações manualmente.

Saiba como ter o Codificador FIPE na sua empresa

A Infocar trabalha diariamente estudando e entendendo as necessidades não somente dos seus clientes, mas também antecipando o que o mercado pode precisar. 


 Ter prejuízos e sofrer com fraudes por não identificar corretamente o automóvel era uma queixa recorrente que observamos, então criamos uma solução que fosse completa para auxiliar empresas em todas as fases da venda. E assim foi criado o Codificador!


 Para conhecer mais e ter esse produto na sua empresa, é só entrar em contato. Nossos especialistas estão preparados para tirar todas as dúvidas e encontrar a melhor maneira de solucionar os problemas que sua empresa possa estar precisando resolver.

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram