Diante do grande aumento no valor de venda dos automóveis e custos relacionados, como seguros e IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), os consumidores estão cada vez mais aderindo a serviços inovadores oferecidos pelas locadoras. Por isso, a assinatura de carros é uma tendência que chegou e está cada vez mais consolidada. Neste artigo, conheça mais sobre o tema e saiba como a Infocar pode ajudar esse mercado.
Como funciona o carro por assinatura?
A assinatura de veículos é, basicamente, um sistema no qual o cliente faz um contrato com a empresa que está ofertando o veículo e paga mensalmente pelo seu uso, podendo ser um contrato de curto ou longo prazo. Além das questões financeiras, a assinatura ficou popular por reduzir as burocracias e preocupações que o motorista tem. Isso ocorre porque a locadora é responsável por todo o suporte, manutenções, revisões, documentações, entre outros pontos.
Uma fraude que tem aumentado nos últimos tempos nesse mercado é a não devolução do veículo ao término do contrato, o que é caracterizado como apropriação indébita, um crime punível por lei. Para combater esse tipo de fraude, locadoras têm adotado tecnologias como biometria facial e análise de dados inteligente para identificar potenciais fraudadores e comportamentos suspeitos, tornando mais criteriosas a analise para concessão de contratos de locação por assinatura a clientes com esse perfil.
Como está o mercado de assinatura?
Comparando os números de 2023 com 2022, o crescimento do segmento é dez vezes maior do que a locação tradicional. Enquanto a locação de curto prazo, com cobranças diárias, teve um incremento de 3,83%, os contratos de terceirização de frota cresceram 3,78%. Por outro lado, as assinaturas aumentaram mais de 30%, conforme dados da Associação das Locadoras de Automóveis (ABLA).
As projeções da ABLA indicam um potencial de 160 mil contratos de assinatura para 2024, refletindo uma mudança de mentalidade dos consumidores que agora veem o carro mais como uma despesa do que um investimento. Esta mudança de perspectiva, portanto, está em sintonia com uma tendência global, onde a assinatura de veículos se consolida como uma escolha popular.
Um dos fatores que gerou esse salto no setor foi a maior disponibilidade de carros por parte das locadoras em 2023, decorrente da gradual normalização da produção pelas montadoras após a crise global de componentes, especialmente os semicondutores, que impactou a indústria em 2022.
Qual o perfil do mercado de assinatura?
Os assinantes têm, em sua maioria, entre 30 a 40 anos. Esses consumidores buscam evitar a imobilização de capital, preferindo investir e utilizar os rendimentos para quitar parte das mensalidades.
No início, os carros por assinatura foram pensando para veículos zero quilômetro. Hoje, no entanto, houve adaptações e as empresas oferecem, também, seminovos. Além disso, já há a demanda por automóveis elétricos.
Atualmente, além das locadoras disponibilizarem esse serviço, montadoras e concessionárias estão lançando as suas próprias opções de assinatura. Essas empresas perceberam uma oportunidade de diversificar suas linhas de receita e um potencial mercado em expansão.
Temos, também, um estudo completo sobre as locadoras na era da mobilidade. Leia aqui.
Como a Infocar ajuda empresas que têm carros por assinatura?
A Infocar, com mais de 20 anos de experiência em informações para o setor automotivo, acompanha as mudanças e tendências do mercado, e desenvolve soluções para atender às necessidades específicas de cada segmento. Como parte do nosso compromisso em aprimorar a análise de clientes interessados em carros por assinatura e reduzir os riscos associados, a Infocar aprimorou sua solução de vistoria, incorporando uma avaliação facial por biometria. Essa avaliação é fundamental para identificar potenciais fraudadores, utilizando tanto os dados fornecidos pelo cliente quanto os dados históricos da locadora para detectar perfis similares.
Nossas soluções têm auxiliado o mercado de locadoras na verificação dos dados cadastrais e da documentação para aprovar ou recusar um cliente, é essencial realizar uma verificação das informações. É necessário identificar possíveis inconsistências ou indicativos de fraude, com ferramentas avançadas e o uso de tecnologia. Além disso, é possível realizar a leitura automatizada de documentos, agilizando o processo e proporcionando maior segurança.
Para analisar o perfil e o comportamento do cliente a coleta, o monitoramento, a verificação e validação dos dados é essencial para entender atividades do cliente e ao cruzar informações, é possível identificar padrões e características que podem indicar atividades fraudulentas, contribuindo para a prevenção de fraudes futuras.
Vistoria veicular digital
Nossa vistoria veicular totalmente digital proporciona um acompanhamento completo e abrangente do estado dos veículos tanto na saída quanto na entrada. Utilizando o mapeamento das características físicas, realizamos uma análise no retorno dos veículos para identificar necessidades de manutenção ou possíveis danos.
A locadora tem a liberdade de escolher as informações desejadas para a vistoria. Ao término do processo, fornecemos um relatório completo com a avaliação realizada. Além disso, disponibilizamos um dashboard onde todas as vistorias podem ser acompanhadas, permitindo o monitoramento do estado de cada veículo em tempo real.
Entre em contato com nossos especialistas para conhecer mais sobre nossa solução. Descubra como podemos auxiliar sua empresa na prevenção de fraudes e garantir processos mais seguros.