Como saber se o carro é de leilão?

Por Infocar Tecnologia • 31 de março de 2023

A sua empresa sabe se o carro que está negociando é de leilão? Os veículos de leilão, muitas vezes, são associados com a ideia de um estado de conservação ruim, que tenha sofrido com colisões, acidentes e, portanto, apresente danos. No entanto, os leilões ocorrem por diversos motivos e podem estar em um bom estado. Conhecer detalhadamente suas características e histórico de danos pode ser mais relevante para sua empresa do que imagina.

Neste artigo, explicamos como fazer a consulta do histórico do carro para descobrir se ele teve passagem por leilão e quais os benefícios dessa prática!

Por que saber se o carro é de leilão?

Consultar o histórico de leilão de veículos é uma etapa importante antes de considerar a aquisição. Isso ocorre, pois carros que foram a leilão, independente do dano, têm uma depreciação de 30% do seu valor de mercado. Nesse cenário, a ausência dessa informação impede uma negociação segura, pois a precificação não estaria correta.

Consta no documento se o carro é de leilão?

Saber se o carro tem passagem por leilão pode não ser uma tarefa fácil, porque essa informação não consta no documento. Para consultá-la, portanto, é preciso recorrer às consultar veiculares.

Como consultar se o veículo tem passagem por leilão?

Com um maior número de veículos leiloados em circulação, ter uma base completa e confiável para consultar o histórico de leilão para realizar análises de possibilidades de riscos, fraudes e a avaliação do histórico é um diferencial.  

Desse modo, com a ajuda da tecnologia, bases de dados robustas são desenvolvidas e enriquecidas para geração de relatórios com histórico dos veículos de forma rápida e confiável. 

Saiba, também, o que é e como consultar o remarketing automotivo. 

Veículo leilão não são sinônimo de problema 

É importante ressaltar que um veículo de leilão pode não apresentar nenhum problema. Ao consultar para saber se o carro é de leilão, é importante considerar que, de acordo com estudos feitos pela Infocar, mais da metade dos veículos leiloados não têm qualquer dano, e, segundo Viviane Dias, diretora comercial, mais de 55% são elegíveis para operações de crédito e seguro. Existem diferentes motivos para um automóvel ir para leilão, por exemplo:

  • Falta de pagamento: Se um proprietário de um veículo não pagar as parcelas de um contrato de leasing ou financiamento, a instituição financeira ou empresa pode retomar o veículo e, caso deseje, leiloá-lo para recuperar parte de suas perdas. Com isso, há a redução de prejuízos por inadimplência.
  • Renovação de frota: Empresas que possuem frotas de veículos, como locadoras, podem leiloar os que estejam fora de serviço ou que não se encaixem mais em suas operações. Assim, é possível recuperar parte do valor investido, garantindo verba para a compra de novos.
  • Recuperação: Seja aqueles que foram recuperados pelas autoridades por roubo ou furto e, ainda, aqueles que a companhia de seguros considere perda total – ou seja, o valor para consertá-lo é alto -, podem ser leiloados.
  • Processos judiciais: Veículos confiscados devido a penhoras judiciais, por exemplo, para pagar dívidas ou compensar danos causados a terceiros, também podem ir a leilão.

A origem do leilão não determina o grau de dano do veículo, ou seja, pode-se ter um proveniente de uma seguradora totalmente inteiro e de financeira com diversas avarias.

Consulte se o carro é de leilão pela placa ou chassi

A Infocar conta com base de dados própria para consulta de leilão de veículos! Para isso, capta dados sobre leilões ocorridos em todo país, organiza as informações por meio de diferentes níveis de verificação. Além disso, se a sua empresa deseja saber o estado do veículo, há o score de danos da base. Não deixe de saber se o carro é de leilão e quais os danos antes de negociar, essa é a melhor maneira de evitar prejuízos. 

Esta ferramenta potencializa o resultado, reduz custos e aumenta a aceitação para seguros, consórcios ou financeiras usando informações confiáveis e consistentes. Para isso, verificamos a situação do veículo, mostrando desde “aparentemente inteiro” até “sucata”, o que facilita o processo de negociação.  

Buscamos manter a base diariamente atualizada para uma negociação mais completa, ágil e prática para qualquer mercado que necessite saber informações de leilão veicular. Para aumentar a precisão nos diagnósticos, faz-se o cruzamento e complemento com as informações que a empresa possui em seu banco de dados. 

Em suma, é importante lembrar: leilão não é sinônimo de problema, mas fazer negociações sem ter acesso ao histórico, pode se tornar. Por isso, não deixe de consultar histórico de leilão de veículos para a sua empresa não ter prejuízos.

Quer saber mais sobre as soluções da Infocar para o mercado de veículos de leilão?  Entre em contato com os nossos especialistas.

Caso deseje fazer uma consulta pontual, conheça também o Inforisco e consulte agora!

 

Posts relacionados