fbpx

Infocar

Blog

pessoa fazendo a avaliacao do automovel

Avaliação de automóvel usado: saiba o que observar!

Com a crise nas montadoras de automóveis desde o início da pandemia de COVID-19, a procura por carros usados passou por um grande aumento, que refletiu na precificação desses automóveis. 

 

A valorização teve um aumento de 54,7% no primeiro semestre de 2021, comparando com o mesmo período no ano anterior. 

 

Com tantos automóveis usados circulando pelo país, a atenção em fazer uma boa avaliação deve ser dobrada! Muito além do que é visível, como lataria, pneus e afins, é importante estar atento ao histórico, características técnicas e fazer uma vistoria detalhada. 

 

Separamos as principais dicas para a sua empresa fazer uma excelente avaliação de automóvel usado e evitar qualquer tipo de risco ou fraude. Confira!

Entenda a importância de avaliar um carro usado detalhadamente

A negociação de um automóvel usado pode ser muito complexa. Mas, felizmente, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para facilitar esse processo e mitigar fraudes. 

 

Além das características visíveis do exterior do veículo, é importante entender informações como débitos e restrições, histórico de proprietários, precificação, a probabilidade de depreciação no mercado, e tudo que pode influenciar na análise do seu mercado de atuação, seja seguradora, financeira, concessionária, ou qualquer outra que lide com negociação de seminovos. 

 

A avaliação detalhada permite que sua empresa evite negociar automóveis que estejam com multas, chamados de recall em aberto, score de danos alto, e que tenham alto risco de depreciação, afinal, podem causar incontáveis prejuízos. 

O que observar ao avaliar?

Os processos de avaliação veicular costumavam ser bastante burocráticos, com visitas presenciais, mil dados preenchidos e uma enorme papelada. Atualmente – ainda bem! – a tecnologia tem facilitado cada vez mais essa função. 

 

O mercado veicular está cada vez mais integrado, as bases de dados são extremamente confiáveis e seguras, garantindo uma análise bem mais rápida buscando apenas o número da placa ou chassi. 

 

Confira alguns itens que identificamos como essenciais para observar ao realizar a avaliação de carros usados

Características técnicas

O primeiro passo para uma boa avaliação é entender quais são as características técnicas do veículo. Algumas das características mais importantes são: 

 

  • Tipo de combustível. 

  • Tipo de veículo. 

  • Tipo de montagem. 

  • Carroceria.

  • Cilindradas. 

  • Potência. 

  • Caixa de câmbio. 

  • Motor.

 

Essas são alguns dos dados “fabris” do carro, que os acompanham desde a montadora, e não podem ser ignorados, são essenciais no momento de avaliação, seja para um seguro ou movimentação financeira. 

Precificação

A tabela FIPE é a maior referência utilizada no Brasil quando o assunto é precificação. Porém, uma placa pode retornar vários códigos FIPE, tornando a assertividade algo muito valioso. 

 

O Codificador FIPE é a solução Infocar que resolve esse problema, nossa tecnologia é capaz de entregar uma FIPE para cada placa, ou 1:1, com uma assertividade de 75%. 

 

A precificação é um grande benefício do Codificador, mas felizmente não é o único. Com ele, é possível otimizar a rotina automatizando o preenchimento dos dados apenas com informações do número da placa ou do chassi, recebendo todos os dados de características técnicas do automóvel. 

 

Mitigar riscos e erros é essencial ao avaliar um usado, e o Codificador é a solução ideal para facilitar esse processo. 

Vistoria veicular

A vistoria veicular é utilizada para garantir as condições de segurança e a autenticidade da documentação. 

 

Na Infocar, pensamos na vistoria como um processo ainda mais completo. Sabemos todas as possibilidades de fraudes que a falta da vistoria, ou uma vistoria feita de maneira errada, podem trazer às empresas. E, pensando em como evitar qualquer risco, criamos o Infovist.

 

O Infovist é muito mais que uma vistoria veicular, pois reduz custos evitando a necessidade de um vistoriador presencial, traz mais segurança e agilidade. 

Por meio de um aplicativo web – que não precisa de instalação, pois funciona no navegador do celular -, desenvolvemos uma vistoria 100% digital, personalizável, prática e segura. Entenda como funciona. 

 

1 – Ao contratar o Infovist, a empresa pode personalizá-lo de acordo com o que o negócio precisa: número de fotos, ângulos, documentação, etc. 

2 – Após feita a personalização, é enviado um link via SMS para que o cliente dê início a vistoria, que será totalmente guiada de acordo com o que a sua empresa personalizou!

3 – O cliente recebe o link e abre no navegador do celular para iniciar o processo. 

4 – Ao começar, realizamos o reconhecimento facial do cliente com nossa tecnologia OCR. 

5 – O aplicativo irá guiar o cliente foto a foto exatamente como precisa ser feito. Caso as fotos estejam erradas, solicitamos que sejam repetidas da maneira correta, mas se o erro permanecer, será apontado no relatório final. 

6 – Ao fim da vistoria, um relatório completo com as informações do processo é enviado em até 24h. 

 

Para o Infovist ser ainda mais completo, se a sua empresa precisar, é possível acrescentar informações de histórico e técnicas do veículo direto da base de dados Infocar, e também uma avaliação detalhada feita por nossa mesa de análise. 

 

A mesa de análise é composta por especialistas em vistoria que realizam uma avaliação detalhada após nossos algoritmos identificarem no fim da vistoria quais fotos devem ser analisadas tecnicamente, respondendo um questionário de pelo menos 7 perguntas em nossa plataforma. 

 

Se segurança e eficiência são o que sua empresa precisa, o Infovist é a solução ideal unindo o melhor da vistoria veicular digital com o uso das tecnologias mais avançadas para um melhor resultado. 

A avaliação detalhada do histórico do veículo

Como fazer uma avaliação correta sem saber por tudo que o veículo passou? Felizmente, entender o histórico é completamente possível atualmente mesmo com poucas informações do automóvel. 

 

Ao analisar o histórico é possível entender o risco, pendências financeiras, atrasos de impostos, irregularidades, e tantas outras informações que influenciam na maneira que o carro será comercializado. 

 

As principais vantagens de conhecer o histórico são:

 

  • Evitar gastos adicionais. 

  • Conferir a autenticidade. 

  • Problemas com pendências. 

  • Garantir a legalidade do veículo. 

 

Fazer a avaliação de um automóvel usado não precisa ser burocrático e gerar dores de cabeça no seu negócio, aqui na Infocar somos especialistas há mais de 20 anos em informações veiculares e desenvolvimento de produtos para facilitar a rotina de qualquer segmento do mercado veicular!

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram