fbpx

Infocar

Blog

Diversos carros em um pátio de carro do mercado automotivo

5 tendências para o mercado automotivo em 2022

O mercado automotivo está passando por transformações de maneira rápida, impulsionados pela tecnologia, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às mudanças que estão sendo feitas.

 

Tendências aparecem a todo momento e é preciso de muita flexibilidade dos segmentos ligados ao mercado veicular para conseguir adaptar seus produtos e serviços. 

 

Separamos 5 tendências que serão importantes para 2022, mas que prometem permanecer por muito mais tempo. Confira: 

Saiba as 5 principais tendências

1) Valorização de carros usados

Acompanhamos durante todo 2021 notícias sobre aumento nos preços de veículos novos e usados, que, aparentemente, em 2022 continuarão subindo. Um dos motivos é a alta do dólar, que impacta na importação das peças para fabricação de veículos novos. 

A previsão é que os veículos seminovos ou usados continuem com valores elevados, sendo ainda mais valorizados na tabela FIPE. Com esse aumento, mercados como seguradoras, financeiras e concessionárias, devem ficar atentas no momento de avaliação com a grande demanda que permanecerá crescendo. 

 

É importante conhecer detalhadamente as características técnicas e de histórico dos veículos, além da avaliação correta durante a vistoria

2) Carros por assinatura

Com a instabilidade no preço dos automóveis e da gasolina, a relação dos consumidores com a manutenção e compra de veículos novos está sendo repensada, fazendo com que carros por assinatura sejam uma opção de mobilidade. Esse comportamento já é forte nos Estados Unidos, mas ao que tudo indica, deve chegar com força no Brasil em 2022. 

 

Os serviços por assinatura, como streaming de filmes e músicas,  já não são novidade, a comodidade e não precisar, necessariamente, de fidelidade são os grandes atrativos desse formato.

 

 No mercado automotivo, a opção de assinatura tem chamado muita atenção para quem busca economizar, sem se comprometer financeiramente, e também para quem está planejando comprar um novo e quer experimentar diferentes modelos. Atualmente, já são mais de 80 mil usuários ativos de carros por assinatura (FONTE: Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis).

3) Financiamento

Recentemente, a B3 divulgou que 2021 fechou com bons números em vendas de carros por financiamento, um aumento de cerca de 6,8% em relação a 2020. Especialistas apontam que esse número tende a aumentar, e o foco são os carros usados, principalmente os que têm mais de 12 anos de uso, que tiveram um aumento de 71% nos financiamentos. 

 

O vice-presidente do Tecnobank, Luís Otávio Matias, diz que o mercado financeiro gosta de bons ativos e o financiamento de automóveis é um deles. Ele finaliza afirmando que o mercado será criativo para buscar esse ativo.

4) Serviços à distância

Mais um comportamento acelerado pela pandemia: a comodidade para adquirir serviços. As pessoas começaram a perceber como alguns serviços podem ser tranquilamente contratados e feitos à distância, percebendo uma grande vantagem na economia de tempo e dinheiro. 

 

Contratação de seguros e vistorias em geral são um ótimo exemplo dessa nova tendência. A assinatura digital permite que contratos sejam digitalizados e assinados sem muitas burocracias, assim como vistorias, que muitas vezes só precisam de celular e acesso à internet. 

 

Nosso aplicativo web de vistoria veicular, o Infovist, foi criado justamente a partir dessa demanda do mercado automotivo. Utilizamos tecnologias altamente avançadas, como inteligência artificial e OCR para fazer a vistoria à distância. 

 

A empresa contrata o Infovist, faz a personalização das informações que precisa para análise, envia para o cliente que abre o aplicativo no navegador do próprio celular e realiza a vistoria totalmente guiada. Fácil e prático, assim como o consumidor atual exige!

5) Soluções personalizadas

Assim como os serviços à distância, as soluções personalizadas são outra demanda acelerada pela pandemia. Os clientes estão buscando soluções que possam ser construídas de acordo com a necessidade do negócio, seja qual for o segmento. 

 

Aqui na Infocar, a demanda do cliente vem sempre em primeiro lugar, temos produtos que atendem às mais diversas necessidades, desde busca de histórico de veículos até higienização de dados, mas todas elas podem ser moldadas a partir do problema que precisa ser resolvido.

Tecnologia fortalecendo decisões

Como uma excelente aliada da inovação, andando lado a lado de mãos dadas, a tecnologia tem sido essencial na transformação digital que o mercado automotivo está passando. 


São plataformas que precisam ser mais completas, base de dados mais robustas, agilidade nos processos e testes e mais testes. A necessidade de estar sempre um passo à frente do que o cliente precisa mostra como, apesar das rápidas mudanças, a resiliência ajuda a se transformar e buscar melhores soluções. 


As tendências surgem, acontecem, transformam-se e reinventam-se, por isso, estar preparado é a melhor forma de precaução. A Infocar conta com times dedicados para estudos, testagem e aplicação para desenvolver soluções para qualquer segmento do mercado veicular, entregando relatórios completos, precificação correta, base de dados robustos e muito mais. Conheça nossas soluções hoje mesmo!

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram