Os reflexos da pandemia do COVID-19 na economia apareceram no segundo semestre de 2021, e um dos setores que mais sofreu impacto foi o de automóveis.
No Brasil, a falta de matéria-prima afetou diretamente as montadoras, atrasando a produção, e assim, fazendo com que o mercado de seminovos tenha uma alta histórica. Alguns modelos chegam a ser negociados entre 10% e 15% do valor de referência.
Especialistas afirmam que essa tendência ainda vai continuar por algum tempo, mas todo cuidado é pouco ao escolher seu carro novo, e saber o histórico é essencial.
Separamos 5 motivos para ajudar você a entender a importância de ter todo o histórico do veículo antes de decidir comprá-lo!
Histórico do veículo: por que é tão importante?
Ter um automóvel é o sonho de muitos brasileiros, porém, os custos que envolvem esse sonho exigem muito planejamento, principalmente financeiro.
Quando o carro zero não é uma opção, os seminovos tornam-se rapidamente uma oferta tentadora, mas, atenção! O preço não deve ser o único atrativo para decidir pela compra, saber por tudo que o veículo passou pode livrar você de muitos prejuízos, principalmente financeiros. Entenda!
5 motivos para você buscar o histórico do veículo antes de comprá-lo
1 – Evita dores de cabeça desnecessárias
Ver o histórico do carro completo ajuda a saber se ele precisará de manutenção recorrente, se passou por leilão e se sim, qual tipo de leilão, entre muitos outros detalhes que podem poupar não só dinheiro, mas também tempo.
2 – Você pode economizar
Muitas vezes o planejamento para ter o tão sonhado carro pode levar anos juntando dinheiro mês a mês, e todos querem pagar pelo que o veículo realmente vale.
Ao saber o histórico, você pode entender se o valor cobrado é realmente compatível e também ter a possibilidade de negociação se ver que alguns detalhes podem causar desvalorização.
3 – Entender a valorização ou desvalorização do veículo
Todo mundo já ouviu falar que quanto mais os anos passam, mais desvalorizado o veículo pode ficar. É normal comprar um carro planejando quantos anos você pode passar com ele e por quanto pode revendê-lo.
O histórico do veículo é um excelente aliado para evitar surpresas ao entender a variação de preço com base na tabela FIPE e em suas características técnicas, principalmente em casos de acidentes e trocas de peças, por exemplo.
4 – Evitar fraudes
Nem sempre o carro é comprado em uma loja de seminovos, você pode adquiri-lo por meio de anúncio na internet, contato com algum conhecido, ou diversas outras maneiras. E ter segurança ao negociar é essencial.
Fraudes podem acontecer, e por isso é preciso estar preparado para evitá-las. Além da documentação normal do veículo, saiba também todas as informações de débitos e restrições do automóvel para evitar grandes dores de cabeça.
5 – Saber se o veículo já foi roubado ou tem alertas de recall em aberto
Outra grande vantagem é evitar o risco de negociar um veículo e descobrir que ele está com chamada do recall em aberto, ou pior, já foi roubado.
Se o carro não atender aos chamados de recall, ele pode oferecer riscos à sua segurança, o que pode ajudar você a negociar o valor ou desistir da compra. No caso de roubo, é mais delicado, pois é preciso verificar detalhadamente quando foi o roubo, por quanto tempo foi roubado e se houve danos estruturais ao veículo.
Saiba como consultar o histórico do veículo em poucos minutos
Prevenir é sempre a melhor solução, e como mostramos, o relatório completo do passado do veículo pode ajudar você a ter segurança necessária no momento de negociação.
A partir dessas dores que a Infocar entendeu dos clientes, nasceu o Inforisco, nossa plataforma de consulta veicular que entrega o relatório completo em poucos minutos.
São 3 pacotes que variam pelo número de consultas, 1, 3 ou 5 consultas, que ajudam caso você esteja buscando um único veículo ou mais. Com valores que variam de R$ 35,00 à R$ 44,00 por consulta, você garante muito mais facilidade e agilidade ao escolher seu seminovo. Visite nosso site!