fbpx

Infocar

Blog

5 motivos para saber o histórico de um carro antes de comprá-lo

Os reflexos da pandemia do COVID-19 na economia apareceram no segundo semestre de 2021, e um dos setores que mais sofreu impacto foi o de automóveis. 

 

 No Brasil, a falta de matéria-prima afetou diretamente as montadoras, atrasando a produção, e assim, fazendo com que o mercado de seminovos tenha uma alta histórica. Alguns modelos chegam a ser negociados entre 10% e 15% do valor de referência. 

 

 Especialistas afirmam que essa tendência ainda vai continuar por algum tempo, mas todo cuidado é pouco ao escolher seu carro novo, e saber o histórico é essencial.

 

 Separamos 5 motivos para ajudar você a entender a importância de ter todo o histórico do veículo antes de decidir comprá-lo!

Histórico do veículo: por que é tão importante?

 Ter um automóvel é o sonho de muitos brasileiros, porém, os custos que envolvem esse sonho exigem muito planejamento, principalmente financeiro. 

 

 Quando o carro zero não é uma opção, os seminovos tornam-se rapidamente uma oferta tentadora, mas, atenção! O preço não deve ser o único atrativo para decidir pela compra, saber por tudo que o veículo passou pode livrar você de muitos prejuízos, principalmente financeiros. Entenda!

5 motivos para você buscar o histórico do veículo antes de comprá-lo

1 – Evita dores de cabeça desnecessárias

 Ver o histórico do carro completo ajuda a saber se ele precisará de manutenção recorrente, se passou por leilão e se sim, qual tipo de leilão, entre muitos outros detalhes que podem poupar não só dinheiro, mas também tempo. 

2 – Você pode economizar

 Muitas vezes o planejamento para ter o tão sonhado carro pode levar anos juntando dinheiro mês a mês, e todos querem pagar pelo que o veículo realmente vale. 

 Ao saber o histórico, você pode entender se o valor cobrado é realmente compatível e também ter a possibilidade de negociação se ver que alguns detalhes podem causar desvalorização. 

3 – Entender a valorização ou desvalorização do veículo

 Todo mundo já ouviu falar que quanto mais os anos passam, mais desvalorizado o veículo pode ficar. É normal comprar um carro planejando quantos anos você pode passar com ele e por quanto pode revendê-lo. 

 O histórico do veículo é um excelente aliado para evitar surpresas ao entender a variação de preço com base na tabela FIPE e em suas características técnicas, principalmente em casos de acidentes e trocas de peças, por exemplo. 

4 – Evitar fraudes

 Nem sempre o carro é comprado em uma loja de seminovos, você pode adquiri-lo por meio de anúncio na internet, contato com algum conhecido, ou diversas outras maneiras. E ter segurança ao negociar é essencial. 

 Fraudes podem acontecer, e por isso é preciso estar preparado para evitá-las. Além da documentação normal do veículo, saiba também todas as informações de débitos e restrições do automóvel para evitar grandes dores de cabeça. 

5 – Saber se o veículo já foi roubado ou tem alertas de recall em aberto

 Outra grande vantagem é evitar o risco de negociar um veículo e descobrir que ele está com chamada do recall em aberto, ou pior, já foi roubado. 

 

Se o carro não atender aos chamados de recall, ele pode oferecer riscos à sua segurança, o que pode ajudar você a negociar o valor ou desistir da compra. No caso de roubo, é mais delicado, pois é preciso verificar detalhadamente quando foi o roubo, por quanto tempo foi roubado e se houve danos estruturais ao veículo.

Saiba como consultar o histórico do veículo em poucos minutos

Prevenir é sempre a melhor solução, e como mostramos, o relatório completo do passado do veículo pode ajudar você a ter segurança necessária no momento de negociação. 

 

 A partir dessas dores que a Infocar entendeu dos clientes, nasceu o Inforisco, nossa plataforma de consulta veicular que entrega o relatório completo em poucos minutos. 

 

São 3 pacotes que variam pelo número de consultas, 1, 3 ou 5 consultas, que ajudam caso você esteja buscando um único veículo ou mais. Com valores que variam de R$ 35,00 à R$ 44,00 por consulta, você garante muito mais facilidade e agilidade ao escolher seu seminovo. Visite nosso site!

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram