fbpx

Infocar

Blog

5 dicas para não cair no golpe do falso site de leilão

Leilão veicular é uma prática muito comum e conhecida no mercado de automóveis, mas desde o início de 2020, sites de leilão ganharam força por causa da pandemia da COVID-19, que dificultou a realização de leilões presenciais. 

 

 Como algo que movimenta muito dinheiro e interesse, logo surgiram os criminosos interessados em aplicar golpes em pessoas desavisadas. 

 

 Comprar um carro de leilão pode ser um excelente negócio, mas é importante estar muito atento, e caso a compra seja online, a atenção precisa ser redobrada. Confira 5 dicas para evitar cair no golpe do falso site de leilão de carros!

Entenda como funciona o golpe do falso leilão

O prejuízo financeiro para quem cai no golpe é imenso, fora o desgaste emocional, algumas pessoas chegam a perder até R$ 55 mil. As quadrilhas digitais estão cada vez mais aperfeiçoadas, e por isso é importante sempre pesquisar o máximo possível para não ser prejudicado. 

 

 É importante ressaltar que sites de leilão de carros existem e são sim confiáveis, mas qualquer cuidado é pouco. 

5 dicas para evitar cair no golpe do falso site de leilão

Antes de tudo, desconfie sempre. Felizmente a internet é um lugar com muitas referências e avaliações, isso faz com que seja muito mais fácil identificar e denunciar. 

 

Por mais que as ofertas possam parecer convidativas, é melhor ter excesso de precaução para não sair prejudicado. Confira 5 dicas importantes que separamos para ajudar a identificar um falso site de leilão!

1 - Fique atento às regras básicas de segurança da navegação

 Fique atento ao site que você está visitando, o golpe na maioria das vezes é feito através de sites falsos. Verifique sempre o certificado SSL/TLS, o famoso “cadeadinho” ao lado esquerdo do domínio do site. As páginas que possuem esse tipo de certificação tem conexão criptografada e são mais seguros.

2 - Pesquise sobre o leiloeiro

É importante ter informações como CNPJ e razão social do leiloeiro, no site da Receita Federal é possível fazer a pesquisa do CNPJ para testar a autenticidade dele.

3 - Pesquise sobre o site

Atualmente, existem diversos grupos e sites de avaliações sobre páginas de leilão de veículos online. Busque sempre referências, converse com pessoas que já fizeram negócios por lá e veja se existem resenhas. Caso não encontre nenhuma informação, desconfie!

4 - Não realize transferências antecipadas!

Muitas vezes os golpistas fazem todo o trabalho de persuasão, falando como a oferta é imperdível e como já existem várias outras pessoas interessadas, fazendo com que o comprador em potencial realize a transferência antecipada com medo de perder o carro. 

 

 Não aceite fazer transferência em nomes de terceiros que sejam vendedores ou representantes da empresa, transfira o dinheiro apenas checando se todas as informações dadas são verdadeiras, como o CNPJ da empresa. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição, e pode custar caro!

5 - Pesquise o histórico do veículo

Tenha certeza que as informações do carro batem com o que está sendo oferecido, todas as características técnicas e de histórico.

 

 Para isso, a Infocar disponibiliza o Inforisco, uma plataforma de busca do histórico do carro apenas pela placa. Caso você esteja em dúvida em 2 veículos ou mais, os pacotes possuem até 5 consultas, trazendo liberdade na sua pesquisa, reduzindo bastante a possibilidade de ser enganado.

O que fazer caso seja vítima de golpe

A primeira coisa a se fazer, sendo vítima de qualquer crime, é entrar em contato com a delegacia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Como esse tipo de crime, infelizmente, está se tornando comum, as autoridades saberão como proceder e investigar.

Portanto, não se desespere, as instituições competentes irão investigar e dar o retorno possível. Porém, é importante estar sempre atento aos crimes da internet, e sempre investigar o máximo possível antes de investir!

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram