Tendências do mercado de seguros

Por Infocar Tecnologia • 15 de março de 2022

A indústria de automóveis vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, as montadoras precisam se adaptar aos carros hiperconectados, e os serviços precisaram se adequar às novas exigências do consumidor. Nesse contexto, todos os anos surgem previsões sobre quais serão as principais novidades e avanços no mercado automotivo. Portanto, neste artigo separamos algumas tendências do mercado de seguros para sua empresa ficar alinhada com as expectativas do setor.

Caso deseje aprofundar o estudo, leia o e-book completo com as Tendências do Mercado Automotivo de 2024.

O que esperar das tendências do mercado de seguros?

O termo “transformação digital” tem sido bastante utilizado nos últimos anos para identificar as mudanças que o mercado de seguros está passando, seja em seus processos internos ou soluções desenvolvidas.

O crescimento das insurtechs, a utilização da Internet das Coisas, Big Data, contratação de serviços online são apenas algumas das inovações mais utilizadas no setor para criar novos produtos e otimizar a jornada do cliente.

A experiência do consumidor, inclusive, é um dos maiores focos de investimento atualmente: aplicativos, chatbots, cotações online e todas as estratégias possíveis aliadas a algoritmos e cruzamento de dados para facilitar a vida do usuário.

Espera-se uma digitalização avançada do setor nos próximos anos, com soluções cada vez mais inteligentes, personalizadas e facilitadas, do momento de cotação ao pós-venda.

Tendências para o futuro do mercado de seguros

Inovar não é mais apenas uma opção, é uma obrigação para quem não quer se tornar obsoleto. Confira as principais tendências apontadas por especialistas do mercado de seguro auto.

1 – Utilização de dados para personalização 

O relatório técnico da NTT DATA, intitulado “Dados em Toda a Cadeia de Valor do Setor de Seguros”, apontou que a inteligência artificial aliada ao uso de dados será a principal estratégia nos próximos anos dentro das seguradoras.

O cenário é propício para a utilização dessas técnicas. Muitas empresas do mercado de seguros já fazem o uso dela para melhorar a gestão de riscos, trazer agilidade nas cotações, cálculo do prêmio, entre outras funcionalidades que contribuem para personalizar a experiência do cliente.

Não basta apenas ter acesso a dados, é preciso saber como utilizá-los. Uma boa análise de informações pode ajudar a sua seguradora a ter novos insights, fazer vendas mais personalizadas e diminuir consideravelmente a probabilidade de riscos.

2 – Integração de canais de atuação

Omnicalidade, ou omnicanal, é a estratégia que diversifica e integra os canais de atuação. A contratação de um seguro deve ser clara, rápida e prática, tudo o que atualmente o online pode oferecer. Porém sem excluir a grande importância que um corretor tem no processo.

Os estudos apontam que muito em breve as seguradoras devem concentrar seus esforços na venda digital, enquanto os corretores estarão focados em soluções mais complexas.

3 – Expansão das insurtechs 

As insurtechs não chegam a ser uma novidade, mas definitivamente criam tendências que o mercado de seguros tradicional e empresas de diversos segmentos replicam.

O Brasil é o país com o maior número de insurtechs na América Latina, são 129 empresas em todo o território nacional. Portanto, o mercado está aquecido e promete um crescimento ainda maior nos últimos anos.

4 – Tecnologia para garantir segurança 

Apenas no primeiro semestre de 2023, fora mais de 20 bilhões de ataques cibernéticos, de acordo com a empresa Fortinet. Esse número evidencia a necessidade de proteger os seus clientes de fraudes e, também, garantir que a sua empresa esteja protegida. Desse modo, o uso de tecnologias, como biometria facial, são essenciais para garantir segurança. É necessário, portanto, atentar-se às novidades do mercado.

Como o mercado de seguros pode se preparar para as tendências?

As tendências não costumam nascer instantemente, de um dia para o outro, pois são construídas e observadas ao longo de anos a partir do comportamento de um grupo de pessoas ou da sociedade como um todo.

Então, para acompanhar essas mudanças, é necessário estar próximo ao consumidor e criar oportunidades de crescimento. A personalização de produtos através de análises de dados é um excelente caminho.

Análises detalhadas do veículo e condutor para uma cotação livre de erros e processos como vistorias, ágeis e práticas, avaliação do histórico do veículo são apenas algumas transformações que auxiliam o mercado de seguros.

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