fbpx

Infocar

Blog

2021 termina com aumento de vendas de veículos financiados

2021 foi marcado pela grande variação de preço no mercado de automóveis em todo o mundo, mas o ano terminou com uma boa notícia para o setor de bancos e financeiras no Brasil: a venda de carros financiados subiu 6,8% comparado a 2020, segundo dados da B3.

Como ocorreu esse aumento?

A crise nos chips e semicondutores fez com que a venda de veículos novos e seminovos sofresse uma queda brusca, em Outubro, essa queda foi de  24,5% comparado ao mesmo mês em 2020. 


Mas em 2021, aos poucos os números de financiamentos começaram a ficar mais animadores, terminando o ano com 5,9 milhões de unidades novas ou usadas sendo financiadas, equivalente a 375 mil veículos a mais que em 2020 (FONTE: B3).


Esse crescimento, no entanto, não veio apenas dos veículos leves –  estes corresponderam a 4% das vendas – , mas também de motos e veículos pesados, que tiveram crescimento de 18% e 17,6% respectivamente. 


Mesmo com dados animadores, a alta dos preços em carros novos continua tendo impacto no segmento de automóveis em geral, a prova disso é que desse crescimento no número de financiamentos, os usados continuam são a grande preferência, correspondendo a 70% do total.  


Dos 501 mil carros vendidos com financiamentos, 343 mil são usados e 159 mil são novos. E quando falamos de usados, quanto maior o tempo de uso, maior foi o aumento. Veículos de  9 a 12 anos, tiveram um crescimento de 31,5%, e os de mais de 12 anos, avançaram cerca de 71,4%.


A superintendente de planejamento da B3, Tatiana Masumo Costa, diz que o decrescimento nos números da pandemia foi um dos principais motivos da melhora nos números, principalmente com a chegada da vacina, “em 2020, os financiamentos de veículos sofreram uma queda brusca, devido à pandemia de Covid-19 e, em 2021, vimos uma melhora neste cenário, principalmente no primeiro semestre”, diz ela.

Diversos carros em um estacionamento
A maior base de dados de veículos de leilão do Brasil
Pessoa observando dados analíticos em um celular

A INTELIGÊNCIA
por tras dos
rastreadores

Veja o infográfico
Dados e tecnologia

SEGURANÇA
PARA
FINTECHS

Baixar e-book

Compartilhe este artigo

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram