O mercado automotivo está sempre se adaptando às constantes mudanças, principalmente tecnológicas. Há alguns anos, carros autônomos, veículos elétricos e o uso de inteligência artificial para otimizar processos eram assuntos muito distante e hoje, além de estarem cada vez mais no dia a dia das pessoas, ditam as grandes tendências para o próximo ano. Neste artigo, conheça quais são as tendências do mercado automotivo para 2024 e como a sua empresa pode se preparar.
Conheça a situação atual do mercado automotivo
Em 2023, o mercado automotivo brasileiro alcançou bons números de vendas. Foram 2,30 milhões de unidades vendidas, entre veículos leves e pesados, o que representou uma alta de 9,7% em comparação com 2022, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave. Nesse cenário, acrescentando a redução de taxa de juros e aumento da oferta de crédito, a expectativa para 2024 é ainda mais otimista, sendo esperado 2,45 milhões de automóveis vendidos, sendo 142 mil unidades apenas de veículos elétricos.
Quais tendências devem se destacar no setor automotivo?
O setor automotivo passou pelas grandes mudanças tecnológicas do ano passado, como o aumento do uso de Inteligência Artificial para diversos setores até inovações para segurança e mobilidade. A relação entre tecnologia e mercado veicular é cada vez mais significativa e a tendência é ficar ainda mais estreita com os avanços esperados.
Eletrificação e veículos sustentáveis
Os veículos elétricos já estão inseridos no mercado brasileiro. Em 2023, foram 93.927 emplacamentos de eletrificados leves. Esse número representou um aumento de 91% em comparação ao ano anterior, de acordo com o relatório divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Em paralelo a este mercado, há a tendência do mercado automotivo utilizar mais biocombustíveis. Isso ocorre, pois estima-se que 35 bilhões de litros de etanol serão produzidos em 2024. Neste cenário, poderá haver a manutenção de um contexto tributário em detrimento à gasolina.
Veículos conectados
Sistemas avançados de assistência aos motoristas prometem elevar os padrões de segurança, utilizando sensores e câmeras para monitorar constantemente o ambiente ao redor e oferecer alertas proativos. Além disso, a manutenção preditiva possibilita intervenções programadas antes que problemas mecânicos se agravem, reduzindo custos e aumentando a confiabilidade.
Mobilidade como um serviço
Com o objetivo de integrar serviços públicos e privados de transporte em um único sistema, esta é uma das tendências do mercado automotivo. No Brasil, as possibilidades ainda estão sendo exploradas. A ideia principal é possibilitar que a pessoa consiga fazer o trajeto desejado escolhendo entre diferentes modais. Neste cenário, há a garantia de flexibilidade, incluindo nas opções de pagamento. Esse tipo de serviço pode ser por assinatura ou por uso nas modalidades pré-pago ou pós-pago.
Conheça, também, o nosso estudo sobre as locadoras na era da mobilidade.
Combate às fraudes com o uso da tecnologia
O uso da tecnologia é cada vez mais essencial para evitar fraudes, para analisar grandes conjuntos de dados em tempo real é imprescindível o uso de tecnologias que podem contribuir para a identificação de atividades suspeitas de maneira mais precisa. É possível, inclusive, fazer uma análise do comportamento do usuário, estabelecendo, assim, quais são as atitudes fora dos padrões determinados podem indicar um risco.
Uso de inteligência artificial
A Inteligência Artificial estabeleceu-se como uma tendência em diversas áreas, inclusive o mercado automotivo. Entre o esperado estão avanços na implementação de sistemas de nuvens, para utilização de conjuntos de dados unificados, facilitando a análise; maior automação de processos para auxiliar nas tomadas de decisões e agilizar tarefas operacionais; uso de Machine Learning para operação de máquinas mais autônomas e eficientes, além do uso de algoritmos para identificação de padrões e comportamento. Também será o momento de buscar formas de garantir a segurança. Além disso, será possível melhorar a compreensão da linguagem humana pela Inteligência Artificial, tornando a comunicação mais natural e concisa.
Como se preparar para as tendências do setor automotivo?
Agora, conhecendo as expectativas e tendências para o setor automotivo, é possível perceber que a tecnologia e a inteligência artificial serão tópicos centrais, em busca de mais eficiência, segurança e agilidade nos processos. A evolução do segmento é constante e, portanto, é preciso utilizar as ferramentas como aliadas para destacar a sua empresa. Desse modo, evitará perder negócios e, ainda, combater fraudes. Aprofunde-se nessas e outras tendências do setor automotivo lendo o estudo completo da Infocar, Tendências do Mercado Automotivo em 2024.