Setor automotivo: O que esperar e como se preparar para o futuro?

Por Infocar Tecnologia • 11 de janeiro de 2023

Assim como o mundo evolui de forma acelerada, o setor automotivo sempre apresenta novas atualizações. A evolução de novos métodos para transformar o cotidiano dos consumidores surpreende e transforma a mobilidade do dia a dia.  

Existem muitos planos inexplorados para o futuro do mercado automotivo e é por isso que, neste post, iremos contar para você o que devemos esperar do futuro automotivo e como as inovações do mercado e pesquisas contribuem para acelerar o setor. Confira!  

Quais os principais avanços tecnológicos na área automotiva?

No mercado automotivo, a tecnologia é um parceiro que tem dado passos cada vez mais largos em direção a novos métodos alternativos para melhorar a engenharia elétrica e mecânica dos veículos. Com isso, os estudos dentro do setor automotivo avançam cada vez mais. Portanto, nós preparamos uma lista com o que se deve esperar do setor e como podemos reagir a isso: 

Como está o cenário do mercado automotivo? 

Após um período de crise, incluindo a falta de semicondutores no setor automotivo, e retração das vendas, o mercado está se recuperando gradualmente. Essa mudança de cenário ocorreu pelos notáveis avanços da indústria e os incentivos do governo. De acordo com a Fenabrave, foram emplacados 4,1 mil unidades em 2023 e as vendas aumentaram 12% em relação a 2022.

O que esperar do setor automotivo em 2024?

A indústria automotiva se transforma muito rapidamente e, com isso, é possível observar novos caminhos para a mobilidade urbana. Nesse contexto, diversas mudanças são esperadas para este ano. 

A era dos veículos elétricos já começou

Os veículos que dependem da gasolina ou a diesel estão sendo substituídos pelo abastecimento por meio da eletricidade. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e pela consultoria Boston Consulting Group (BCG), a mudança das frotas para carros elétricos já é bem significativa nos Estados Unidos, China e em todo o território europeu.  Até 2035, a expectativa é que os Estados Unidos vejam a presença de carros movidos a gasolina reduzir de 88% para 2%.  

As empresas brasileiras participam de forma mais tímida neste mercado. O setor automotivo brasileiro possui 4,2% de participação nas vendas de automóveis e comerciais leves, e há mais de 70 modelos eletrificados disponíveis no Brasil. 

Vendas de carros elétricos no mundo

Venda de carros elétricos no mundo

Inteligência artificial e dados para tomada de decisão

Grandes volumes de dados estão disponíveis para serem coletados e analisados diariamente. No setor automotivo, é possível utilizá-los para compreender o comportamento do condutor e o desempenho dos automóveis, por exemplo.

Algumas tendências do mercado automotivo que já estão em processo de desenvolvimento ou teste sugerem que a indústria estará cada vez mais envolvida na captura de informações de navegação, como médias de velocidade, distâncias percorridas, consumo de combustível e falhas mecânicas, a fim de aprimorar a experiência do utilizador e a eficácia dos veículos.

Técnicas de aprendizado de máquina serão empregadas para aprimorar a segurança, desempenho e eficiência dos automóveis, especialmente em sistemas de direção autônoma. Veja algumas possibilidades de aplicação:

  • Manutenção preditiva: Veículos conectados estão sendo equipados com sensores que monitoram o desempenho e geram informações sobre a utilização. Esses dados podem ser utilizados para antecipar necessidades de manutenção ou reparo, diminuindo os custos e estendendo a vida útil dos veículos.
  • Otimização de frotas: Dados coletados de veículos de entrega e táxis são utilizados para aperfeiçoar a eficiência e reduzir custos. Por exemplo, podem ser empregados para identificar rotas mais curtas ou rápidas para entregas ou para alocar veículos de forma mais eficiente visando atender aos clientes.
  • Personalização: O uso de informações e dados para adaptar e melhorar a experiência de condução pode englobar ajustes como posição do banco e do volante, bem como personalização do sistema de entretenimento e navegação baseada nas emoções do condutor. Além disso, os dados coletados através de sensores e outros sistemas incorporados ao veículo podem ser automaticamente utilizados para ajustar as configurações, assegurando uma experiência de condução mais segura e confortável. Isso pode envolver a tomada de decisões relacionadas a trajetos, velocidades ou ajuste da temperatura e sistema de som antes mesmo do utilizador entrar no veículo.

Conheça nossas soluções e se mantenha atualizado no setor automotivo

A Infocar acompanha o setor automotivo para trazer as melhores experiências e soluções para as empresas que buscam por inovação todo dia. Além disso, estudos internos mostram quais são as principais tecnologias utilizadas por nossos clientes.  

Transforme o processo de vistoria veicular 

A vistoria veicular digital da Infocar é a solução que substitui a necessidade de um vistoriador in loco, além de utilizar tecnologias para reconhecimento facial, validação de documentos e preenchimento automático de informações. Assim, seu cliente realiza a vistoria veicular digital de maneira simples e rápida. 

A empresa que contrata tem acesso a plataforma do Infovist. Nela, é possível gerar a solicitação de vistoria veicular digital. Não só a plataforma, como também a vistoria são customizáveis de acordo com a identidade visual da marca como cores e logotipo. 

Conheça mais sobre o produto!

Histórico de leilão veicular: Consulte para se informar!

Disponibilizamos a consulta completa de leilão veicular para todos os segmentos do setor automotivo que precisem avaliar veículos de leilão. Realizamos, ainda, as análises mais assertivas e completas do mercado para a melhor tomada de decisão evitando fraudes e prejuízos.   

Além disso, disponibilizamos o nosso score de danos, uma ferramenta importante para potencializar o resultado das empresas, reduzindo custos e aumentando a segurança na aceitação de novos veículos, indicando de forma confiável e consistente o estado físico dos veículos ofertados em leilão, auxiliando na tomada de decisão eficaz na aceitação do risco.    

Score de danos - Leilão de veículos

Score de danos

Aparentemente inteiro: indícios de avarias ou problemas técnicos;
Pequenos danos: amassados, riscos e pequenos problemas;
Médios danos: amassados e peças quebradas, itens mecânicos com problemas de funcionamento;
Grandes danos: grandes avarias e problemas mecânicos significativos;
Sucata: perdas muito significativas para o veículo. 

Conheça mais sobre o produto!

Prepare-se para o futuro do setor automotivo!

Não perca tempo e transforme sua empresa digitalmente,  entre em contato. Entre em contato com os nossos especialistas para conhecer nosso portfólio de soluções criado especialmente para o seu negócio se preparar para o futuro do setor automotivo. 

 

Posts relacionados