Renovação de frota: como a Infocar pode auxiliar a sua locadora?

Por Infocar Tecnologia • 19 de dezembro de 2023

A renovação de frota é um dos maiores empecilhos para o avanço da mobilidade no Brasil. No entanto, segmentos como as locadoras de veículos estão sendo responsáveis por mudar o cenário. Conheça, neste artigo, como está o cenário atualmente, qual o impacto e, ainda, conheça quais soluções da Infocar podem contribuir para a sua empresa nesse momento.

O que é a renovação de frota?

O setor automotivo está em constante modificação, com novas tecnologias e regulamentações que visam melhorias para os condutores, pedestres e até mesmo o meio ambiente. Nesse cenário, a renovação de frota é um mecanismo estratégico para incorporar essas inovações e aprimorar a eficiência da operação. Além disso, é uma das maneiras de manter-se em conformidade com novas normas e garantir maior segurança.

Qual a diferença entre desmobilização e renovação de frota?

Os dois processos podem ser confundidos, no entanto têm uma diferencial principal. A desmobilização de frotas ocorre quando os veículos são retirados da frota, por conta da depreciação, obsolescência, entre outros problemas. Já a renovação, consiste na substituição de veículos antigos por novos.

O cenário da renovação de frota no Brasil

A Infocar, empresa que há mais de 20 anos trabalha com dados veiculares, produziu um estudo exclusivo a partir da sua base de dados sobre a frota do Brasil e fica claro o quanto a frota esta envelhecendo.

Idade média da frota brasileira

Idade média da frota brasileira

Com isso, percebe-se que a venda dos novos veículos ainda não supera a obsolescência. Atualmente, portanto, menos pessoas compram automóveis novos ou seminovos e, além de comprarem, circularam com os mais antigos por muitos anos.

Para conhecer o estudo completo, acesse aqui. 

O que acontece se a frota não for renovada?

Existem diversos problemas na falta de renovação da frota, por exemplo:

  • Impacto ambiental: veículos mais antigos tendem a ter tecnologias menos eficientes e, portanto, podem emitir poluentes em níveis mais altos. Além disso, carros mais antigos geralmente consomem mais combustível do que os modelos mais recentes, o que pode levar a um maior consumo de recursos energéticos.
  • Segurança: normalmente, quanto mais antigo o veículo, maiores as chances de ele não atender aos padrões de segurança mais recentes, uma vez que leis e obrigações foram criadas ao longo dos anos. Esse cenário contribui para o aumento de acidentes e problemas no trânsito.
  • Manutenção e custo operacional: esses veículos costumam exigir mais manutenção, o que pode resultar em custos operacionais mais altos para os proprietários.

Como as locadoras estão inseridas nesse cenário?

As locadoras de veículos estão despontando no setor automotivo quando a questão é renovação de frota. De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), de janeiro a outubro de 2023, as locadoras compraram 436,57 mil unidades de veículos 0 km, o que corresponde a 24,76% de todos os automóveis comerciais leves vendidos pelas montadoras no Brasil neste ano. O esperado é chegar em dezembro com o acumulado de 540 mil veículos novos emplacados por locadoras.

O que as locadoras precisam para renovar a frota?

A renovação de frotas é uma demanda não só das locadoras para manter a qualidade dos seus serviços, mas também social e ambiental, uma vez que gera segurança para as pessoas e diminui os efeitos ao meio ambiente. Por isso, é essencial acompanhar o desgaste dos veículos e conhecer as condições reais da frota através da vistoria.

A vistoria dos veículos pode ser feita em diferentes momentos em uma locadora, por exemplo, ao recebê-lo de volta para identificar danos ou desgastes ocorridos durante a locação; inspeções programadas visando a manutenção preventiva e correção de problemas ou antes da locação para atestar o estado do veículo e, ainda, para avaliação dos veículos que estão há mais tempo parados na locadora. Além disso, no caso da substituição da frota, é preciso realizar a vistoria para identificar como eles estão e poder precificá-los corretamente.

Conte com a vistoria da Infocar!

A Infocar possui o Infovist, a vistoria veicular 100% digital, que traz agilidade e segurança para o processo. É possível fazer a análise com fotos, controlar qual colaborador da sua empresa fez a vistoria, utilizar Inteligência Artificial para identificação de danos e ainda contar com um dashboard completo para acompanhamento. O procedimento é simples e feito em até 6 minutos. Além disso, há uma versão para frotas, facilitando a análise dos veículos em estoque na sua locadora.

Entre em contato com os nossos especialistas e conheça mais sobre a nossa solução.

 

Posts relacionados