Consulta de leilão de veículos: entenda como funciona

Por Infocar Tecnologia • 16 de janeiro de 2024 

Empresas que realizam negociações comerciais com veículos precisam efetuar a consulta de leilão veicular para conhecer o histórico do bem negociado. Aliás, o mercado de veículos de leilão cresceu nos últimos anos, impulsionado pela alta dos preços de veículos usados e seminovos.

Com mais veículos leiloados circulando, cresce a atenção sobre a necessidade de avaliação do histórico veicular, possibilidade de riscos ou até mesmo fraudes. Por isso, ter uma base robusta e confiável é essencial para realizar análises criteriosas para avaliação de seguradoras, consórcios, financiamentos e qualquer negociações de compra e venda de veículos.

Neste artigo você vai conhecer os principais benefícios da consulta de leilão veicular da Infocar e como utilizá-la para auxiliar as negociações da sua empresa.

Como funciona o leilão de veículos?

Todo leilão é feito a partir de um edital, que detalha suas especificidades, exigências legais e características do veículo. Neste documento é possível verificar a documentação necessária para participar do arremate, data de início e término, se será feito presencial, online, ou os dois, as formas de pagamento, detalhes do lote e informações do leiloeiro. Esses procedimentos auxiliam a organizar as bases para consultar o histórico veicular.

Quais são os principais tipos de leilão veicular?

Embora ao falar de leilão, muitas pessoas imaginam carros batidos, com problemas graves,  não é exatamente assim, uma vez que existem, inclusive, diferentes tipos de leilão veicular. 

Os principais são:

  • Leilão de recuperação financeira;
  • Leilão de seguradora;
  • Leilão de montadora;
  • Leilão do Detran ou órgãos públicos.

Por isso, existem diferentes acontecimentos que podem levar um veículo a ter passagem por leilão. Pode ser, por exemplo, falta de pagamento do financiamento, casos de sinistros em que a seguradora optou por não fazer a recuperação, roubo, montadoras que usam determinados veículos para testes ou até mesmo mesmo apreensão por parte de órgãos públicos. Saber essas informações é possível com a consulta de leilão de veículos.

Por que consultar se o carro tem passagem por leilão?

A tecnologia é a maior aliada do setor de automotivo, principalmente quando falamos em prevenção a fraudes. A construção de bases de dados robustas ocorre por meio do cruzamento de dados, entregando relatórios completos de histórico em pouquíssimos minutos, fortalecendo ainda mais a confiança de quem precisa negociar veículos, permitindo consultar os veículos de leilão com rapidez.

E quais os principais segmentos que utilizam a consulta de leilão de veículos? A resposta é: todos aqueles que lidam comercialmente com veículos. O mais importante nessa analise, além da condição do veículo, é a realização da precificação correta, uma vez que o bem pode sofrer uma desvalorização média de 30% abaixo da tabela FIPE. Conheça também a importância da precificação correta.

Saber os possíveis riscos possibilita agir proativamente para evitar prejuízos ainda maiores, pois obtendo o conhecimento do nível de depreciação que o automóvel pode sofrer no mercado, suas restrições e impedimentos, garantem uma negociação segura e sem problemas futuros para as empresas.

Nossa principal preocupação é manter a base diariamente atualizada e, assim, fornecer informações completas para qualquer mercado que necessite de informações veicular.

Leilão não é sinônimo de problema. No entanto, negociar sem levar em consideração o histórico veicular, pode ser.

Como consultar se o veículo tem leilão?

Faça a consulta de passagem por leilão na Infocar! Entregamos mais de 30 informações sobre o leilão, como comitente, leiloeiro, data e condições em que foi ofertado, além de mais de 20 características técnicas. Também oferece um score que indica no momento do leilão o grau de dano do veículo, esse score vai de aparentemente inteiro à sucata. Fale com nossos especialistas.

Posts relacionados